Madeira

USAM acusa Governo Regional de querer que os jovens trabalhem sem limitações de horários

None

O Governo Regional, através do vice-presidente, Pedro Calado, na sessão de encerramento do ‘ROTEIRO JOVEM ‘18’, promovido pelo Instituto do Emprego da Madeira, afirmou que “a legislação laboral é um dos grandes impedimentos à nossa economia”.

Tendo isto em conta, numa nota de imprensa enviada à redacção, a USAM - União dos Sindicatos da Madeira diz que o Governo Regional defende que “o trabalho não tenha limites de horários, defende os recibos verdes e defende que os jovens ao ingressarem no mundo do trabalho têm que abdicar dos seus direitos para terem emprego”.

Além disso, entende que Pedro Calado ao ter dito que “os bons trabalhadores têm emprego”, afirma que os desempregados são “maus trabalhadores”.

“Disse para os “jovens não ficarem à espera do horário de trabalho das 9 às 5 (17h, que esse modo de trabalho já acabou”. Ou seja, para o Governo, deve-se acabar com a actual lei laboral e com os contratos colectivos de trabalho, para a criação de “emprego” e para o aumento da economia”, refere.

A União dos Sindicatos da Madeira manifesta o seu total repúdio ao Governo por estas posições, porque é da opinião que, assim, “o Governo Regional deixou bem claro que defende os empresários que não respeitam a lei laboral nem a contratação colectiva”.

“Enquanto que prolifera o emprego sem direitos, o trabalho não declarado, os postos de trabalho permanente ocupados por trabalhadores contratados a prazo, a desregulação dos horários de trabalho, os salários em atraso, os baixos salários, o bloqueio a negociação colectiva”, conclui.