Madeira

Susana Prada disposta a participar num debate público sobre extracção de inertes na Ponta do Sol

None

Foi uma reunião longa aquela que juntou esta tarde a presidente da Câmara da Ponta do Sol e a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais. Na mesa estava o novo regime de extracção de inertes do mar, aprovado na passada semana em Conselho de Governo e dúvidas sobre esta actividade. No final da reunião, Célia Pessegueiro mostrava-se satisfeita com a abertura de Susana Prada e adiantava que a secretária do Ambiente está disposta a debater este assunto com outros peritos num debate a agendar futuramente na Ponta do Sol.

A autarca recordou que a Ponta do Sol “tem tido ao longo dos anos, e ininterruptamente, muita extração de pedra e areia, e a população tem dúvidas sobre os efeitos desta actividade na costa e quer debater este assunto e sobretudo encontrar soluções para que a médio prazo não estejamos aqui a usar soluções de recurso que outros concelhos usaram para protecção das costas que acabaram atá por descaracterizar essas localidades”, explicou.

“Houve uma grande abertura por parte da senhora secretária em debater este assunto e abertura a uma proposta que fizemos para um debate aberto a toda a população da Ponta do Sol para debater os efeitos ambientais e económicos destas actividades no concelho”, acrescentou Célia Pessegueiro .

Já Susana Prada disse que este encontro foi uma oportunidade para tranquilizar a autarca nalgumas dúvidas relativamente à extracção de inertes do mar, “demonstrando que a extracção de areia a uma profundidade de 30 metros em nada influencia a erosão costeira”. A secretária Regional do Ambiente reafirmou se ter disponibilizado para esclarecer a população. “Temos todos o interesse em trabalhar em conjunto com a câmara”, disse