Madeira

Sindicato dos Jornalistas normaliza relações com estrutura da Madeira

None

O presidente da Direcção Regional da Madeira do Sindicato de Jornalistas (SJ), António Macedo Ferreira, disse hoje que a relação com a direcção nacional “está normalizada” depois de, no passado, ter sido marcada por alguma crispação.

A nova direcção, presidida pelo jornalista da TSF António Macedo Ferreira, tomou hoje posse, cerimónia que registou a presença da presidente do Sindicato dos Jornalistas, recentemente reeleita, Sofia Branco.

Na ocasião, Sofia Branco, jornalista da Lusa - Agência de Notícias de Portugal, anunciou também a normalização das relações entre as duas direcções, obtida no decurso de uma reunião realizada hoje, no Funchal, antes da tomada de posse, e manifestou o apoio da direcção nacional à sua congénere madeirense.

“O relacionamento entre a Direcção Regional e a Direcção Nacional está normalizado”, declarou António Macedo Ferreira, eleito a 21 de fevereiro.

Em novembro de 2017, a Direcção Regional da Madeira do SJ demitiu-se em bloco na sequência de uma assembleia extraordinária devido a “divergências” com a estrutura nacional, considerando que estava, então, em curso uma operação de “esvaziamento” das suas competências.

Na altura, António Macedo Ferreira, na qualidade de membro da direcção regional da estrutura sindical madeirense, disse à Lusa que “em causa” estavam questões financeiras, apontando que, ao contrário do que aconteceu ao longo dos anos, o montante correspondente acordado das quotas dos membros filiados da Madeira tinham deixado de ser devolvidas ao sindicato na região.

Sofia Branco, assim como António Macedo Ferreira, anunciou a realização em outubro de um congresso temático subordinado ao tema jornalismo regional.

A nova estrutura da Direcção Regional da Madeira do SJ é constituída - presidente António Macedo Ferreira, TSF; vice-presidente Paula Henriques, DN Madeira; secretaria Celina Faria, Rádio Antena 1; tesoureiro Mário Gouveia, TVI e vogal Carla Ribeiro, JM.

Como suplentes, presidente Cesário Camacho, RTP; vice-presidente Emanuel Correia, Lusa; secretaria Sofia Lacerda, JM, tesoureiro João Carlos Silva, freelancer, e vogal Élvio Passos, DN Madeira.