Madeira

Ribeira Brava entrega primeiros ‘cartões do idoso’

FOTO Reuters
FOTO Reuters

Decorreu ontem, dia 26 de Julho, a cerimónia de entrega dos primeiros cartões do idoso, promovidos pela Câmara da Ribeira Brava. A partir de agora, 32 idosos do concelho passam a beneficiar de vantagens da autarquia para aquisição de medicamentos, fraldas para idosos e apoio na realização de exames complementares.

A este primeiro grupo de beneficiários, Ricardo Nascimento referiu que esta medida social da Câmara da Ribeira Brava assenta em princípios como “a solidariedade”, reforçando que é “um reconhecimento pela sabedoria e por tudo” o que esta população “tem feito pela sociedade”.

O presidente pretende agora trabalhar com o gabinete social da autarquia para que “mais vantagens sejam acrescidas ao cartão”, como “descontos em lojas, acesso a espectáculos e outras vantagens” que ofereçam “mais harmonia e condições” à população sénior da Ribeira Brava.

O edil acrescentou ainda que a autarquia tem concretizado mais medidas de apoio aos idosos, tanto ao nível da formação, com a “criação da Universidade Sénior, que arranca este ano”, bem como com “a abertura do Espaço Intergeracional de São João” e as acções relacionadas com a semana da saúde “onde vários idosos beneficiaram de rastreios e acções por todo o concelho”.

São, segundo Ricardo Nascimento, promessas eleitorais que “estão a ser cumpridas já no primeiro ano de mandato”.

Refira-se que o cartão do idoso é válido para pessoas em idade de reforma ou inválidas, com rendimento inferior ao salário mínimo regional. A inscrição para o cartão do idoso pode ser feita no balcão da autarquia, junto do gabinete social. A autarquia tem previsto um investimento de 40 mil euros para aplicar nestas medidas afectas ao cartão do idoso.