Madeira

Polícia Marítima chamada ao Porto do Caniçal em dia de greve dos estivadores

None

Em dia de greve nacional dos Portos, a Polícia Marítima foi chamada a intervir no porto do Caniçal devido a um “acto criminoso”.

A empresa colocou técnicos das oficinas a efectuar as operações que são da competência dos estivadores. Uma “pratica criminosa” que vem sendo adoptada pela empresa e que já provocou recentemente um acidente a um trabalhador que não estava habilitado para desempenhar tais funções.

A situação foi denunciada à TSF- Madeira pelo dirigente Nacional do sindicato, António Mariano e confirmada pelo capitão do Porto do Funchal. Silva Ribeiro esclarece que a policia está no local para garantir a segurança e a ordem pública. Os grevistas e trabalhadores foram todos identificados e o auto da notificação foi remetido à Inspecção Regional do trabalho para aferir eventuais praticas ilegais.

No Porto do Caniçal num universo de 35 estivadores, 25 deles decidiram aderir à paralisação marcada para esta sexta-feira. Revelou à TSF Madeira, António Mariano, dirigente do Sindicato dos Estivadores e Actividades logística ( SEAL). Os trabalhadores queixam-se de perseguições pela opção sindical e diminuição dos rendimentos.

Os estivadores voltam a participar na greve marcada para o dia 13 de Agosto e 10 de Setembro. Em causa está o trabalho suplementar no Porto do Caniçal como noutros do país. Uma greve que poderá ter repercussões nos navios de carga de e para a Madeira.