Madeira

Exposição itinerante ‘Fábrica Bordal vai à rua’ passa por diversos locais durante um ano

None Ver Galeria

A Bordal iniciou esta sexta-feira, 16 de Março, a exposição itinerante intitulada ‘Fábrica Bordal vai à Rua’. Uma iniciativa que terá a duração de um ano e passará por diversos locais da Região de forma a levar o conhecimento das diferentes etapas do processo de produção do Bordado Madeira a madeirenses e a turistas.

Em 2012, a Bordal criou o ‘Roteiro Histórico do Bordado Madeira’ que proporciona a visita à fábrica para conhecer e vivenciar todo o processo de fabrico e história do Bordado Madeira. Neste Ano Europeu do Património Cultural, a Bordal decidiu levar a fábrica “à rua” durante um ano, como forma de fazer chegar o conhecimento da produção histórica do Bordado Madeira a todos.

O espaço do Teleférico do Funchal foi o primeiro local escolhido para apresentar a fábrica e o fabrico do Bordado Madeira. Esta exposição estará patente neste local durante um mês, passando depois por diversos hotéis, parceiros da Bordal.

A Bordal foi fundada em 1962. Em 1998, época em que a indústria do bordado enfrentava grandes desafios, Susana Vacas e João Vacas tornaram-se sócios da Bordal e procuraram dinamizar, inovar e adaptar esta arte secular aos tempos actuais, promovendo a sua divulgação no mercado regional e internacional. A exposição ‘Fábrica Bordal vai à Rua’ é mais um contributo da Bordal na divulgação e dinamização do Bordado Madeira.