Madeira

Concurso de vitrinismo premiou lojistas do comércio tradicional do Funchal

A entrega dos prémios contou com Paulo Cafôfo, Cristina Pedra e Raquel Brazão

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Os vencedores do concurso de vitrinismo levado a cabo, na época natalícia, pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), em parceria com a ACIF, foram hoje congratulados com a entrega dos respectivos prémios. Numa iniciativa que juntou 22 participantes, lojistas de comércio tradicional da cidade, os três primeiros classificados receberam um prémio monetário que oscilou entre os 250, 500 e 1000 euros.

O primeiro prémio foi atribuído à Óptica Ergovisão, pela harmonia, criação de um tema e uso de materiais naturais. O segundo premiou a loja de roupa Sous, pela criatividade, harmona e impacto. O terceiro destacou a Livraria Jóias de cultura, pela criatividade e reciclagem de materiais.

Foram ainda atribuídas menções honrosas a três outros participantes que se destacaram pela forma como enfeitaram as montras: Comércio e Indústria de Automóveis da Madeira; Joalharia São Pedro e Casa Rocha.

Raquel Brazão, Diretora do Departamento de Economia e Cultura da CMF, congratulou-se com a adesão a esta iniciativa do município do Funchal, em parceria com a ACIF, que visa, um primeiro plano, “dar beleza e atractividade à cidade, mas, acima de tudo, promover iniciativas que tornem mais atraentes os espaços comerciais, com mais clientela e mais visibilidade”. É este o objectivo da terceira edição do concurso de vitrinismo, que pretende ser anual em dois momentos distintos: no Natal e na Festa da Flor, por serem duas épocas importantes para a cidade do Funchal.

Já Cristina Pedra, presidente da ACIF, mostrou-se satisfeita com a iniciativa da CMF, à qual a ACIF juntou-se “com muito agrado” por ser um projecto em prol dos empresários e do comércio local. Segundo Cristina Pedra, os prémios no valor de 1750 euros incentivam à adesão em próximas iniciativas do género, beneficiando a cidade e os comerciantes. “Parabéns a todos vós por embelezarem a nossa cidade, mas também por darem um sinal, enquanto comerciantes, apostando no vosso visual para captar mais negócios”.

Visvelmente satisfeito pela adesão à iniciativa levada a cabo em parceria com a ACIF, o presidente da autarquia, Paulo Cafôfo recordou que o sucesso da iniciativa foi “fruto de um trabalho de equipa liderado por Raquel Brazão, que tem dinamizado, no âmbito da economia, um papel único nesta fase em que estamos à frente dos destinos desta autarquia”, que deve ser impulsionadora e alavanca do comércio tradicional que é fundamental para uma cidade como a nossa”. Daí que sejam iniciativas essenciais para o comércio, estando inseridas no programa de revitalização do comércio para o Funchal.

Agradeceu o esforço de todos e, apesar de não ter jeito nenhum para fazer igual ou parecido, fez questão de frisar que sabe observar a criatividade e todos quanto têm habilidade para tornar as montras bonitas “porque isto implica tornar a cidade mais bonita”.

O concurso de vitrinismo pretende ser uma realidade todos os anos na Festa da Flor e no Natal, por serem duas épocas vividas intensamente pelos madeirenses. “Fazemos todos um esforço para que a cidade e a Madeira, como destino turístico, possam ser mais atractivas e isto só faz sentido se todos nós colaborarmos” referiu Cafôfo que congratula-se pelo facto de as lojas poderem associar-se a esta acção integrada de promoção através das montras, que são um cartão de vista das lojas, mas também um cartaz turístico para a cidade do Funchal”.