Madeira

Comando Operacional da Madeira é uma “referência” a nível nacional

None Ver Galeria

O Comandante Operacional da Madeira, Major-general Carlos Perestrelo, disse que Comando Operacional da Madeira, que celebra o seu 25.º aniversário, é uma “referência” a nível nacional.

“O esforço de todos e a disciplina de atitudes e os resultados obtidos no último ano respondem por si só quanto à credibilidade do trabalho aqui realizado. Os seminários académicos e as temáticas dos exercícios da série Zarco, durante o triénio 2016/2018, permitiram treinar procedimentos associados à alteração dos estados de alerta e promover actividades inéditas e o incremento das missões e das relações de cooperação com as forças e serviços de segurança”, disse, numa cerimónia realizada, esta manhã, na Praça do Povo.

O Major-general Carlos Perestrelo afirmou que a Região é “um lugar privilegiado de debate e reflexão estratégica”, com resultados relevantes em iniciativas práticas do quotidiano, que são “um exemplo e modelo a nível nacional”.

“Muitas iniciativas foram de excelência em resultado de notáveis parcerias estabelecidas entre este comando operacional e algumas autarquias e com instituições de referência, como o Instituto de Defesa Nacional e a Universidade da Madeira”, realçou, frisando a reposta rápida das forças de segurança aquando do temporal de 20 de Fevereiro de 2010 e nos incêndios de 2016.

Além disso, referiu que o Comando Operacional da Madeira, no sistema de forças nacional, afirma-se pela sua “versatilidade”, garantindo assim a “prontidão de meios com uma adequada resposta militar, que dará continuidade ao quadro de cooperação institucional, com benefícios evidentes para todas as entidades envolvidas e para a população em geral”.

O Major-general Carlos Perestrelo disse ainda que irão ser realizadas “iniciativas de vanguarda” nas comemorações dos 600 anos do descobrimento da Madeira.

Na iniciativa estiveram presentes Ireneu Barreto, representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, Tranquada Gomes, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Paulo Cafôfo, presidente da Câmara Municipal do Funchal, entre outras entidades.