Madeira

Canceladas viagens do Lobo Marinho entre Madeira e Porto Santo

None

As viagens do Lobo Marinho, o navio que assegura a linha marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, marcadas para quinta-feira, foram canceladas devido ao mau tempo, informou esta noite a concessionária

Na sua página na Internet, a Porto Santo Line (PSL) informa que a ligação com partida do Funchal às 08:00 e o regresso do Porto Santo previsto para as 18:00 estão canceladas “devido às más condições meteorológicas que põem em causa a segurança do navio e dos seus passageiros”.

A concessionária adianta que os passageiros afectados podem alterar as respectivas passagens sem pagar qualquer taxa e lamenta o “incómodo causado”.

As condições meteorológicas adversas também condicionaram durante todo o dia o movimento no Aeroporto da Madeira -- Cristiano Ronaldo, onde foram cancelados todos os voos, tendo apenas aterrado um avião da TAP, às 10:26.

Devido ao mau tempo que assola a Madeira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob ‘Aviso Vermelho’ (o mais grave numa escala de quatro) as zonas montanhosas da ilha por causa do vento forte até às 03:00 de quinta-feira, com previsões de rajadas atingirem os 140 quilómetros.

Um aviso com a mesma gravidade está também em vigor para a orla costeira na parte sul da Madeira até às 06:00 de quinta-feira, com ondas de sudoeste, passando a oeste entre os sete e os oito metros, podendo atingir os 14 metros.

Esta situação provocou vários estragos em diversas estruturas nos diversos concelhos na zona sul, casos de Câmara de Lobos, no qual a forte ondulação provocou prejuízos avaliados pelo vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, que visitou a localidade, em 100 mil euros, no cais desta cidade, contígua a oeste do Funchal.

Cerca de 200 mil euros é quanto o executivo madeirense vai ter de gastar nos estragos no pontão na zona do Portinho, disse o governante depois de visitar as freguesias do Jardim e do Paul do Mar, no concelho da Calheta, uma obra que deverá começar nos próximos dois meses.

No Paul do Mar, os bombeiros da localidade vão estar esta noite de prevenção.

Jardins e espaços públicos, o Jardim Botânico da Madeira, o passeio público pedonal entre o Funchal e a Câmara de Lobos, são exemplos de espaços que as autoridades regionais decidiram encerrar por motivos de segurança.

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, que tutela o Serviço da Protecção Civil, mencionou que se registaram cerca de três dezenas de ocorrências na região desde as 00:00 de quarta-feira, relacionadas com quedas de árvores, levantamento de telhados em alumínio, derrocadas ou a agitação marítima, casos que mobilizaram 38 operacionais.

O governante madeirense assegurou que “não há feridos a registar”.