>
Coronavírus País

Ministério assinala Dia Nacional do Estudante em casa e nas redes sociais

None

O Ministério da Educação quer que, este ano, o Dia Nacional do Estudante, que se comemora hoje em plena propagação da pandemia covid-19, seja assinalado em casa e partilhado nas redes sociais como uma fotografia e uma ‘hashtag’.

“A escola mudou-se para casa por uns tempos. Mas a vontade de aprender e de estudar deve ser estimulada por todos”, escreve em comunicado o Ministério, que desafiou hoje os alunos a celebrarem o Dia Mundial do Estudante com “imagens a estudar na sua sala de aula provisória”.

“#EstudoEmCasa” é a ‘hashtag’ que a tutela sugere para descrever as fotografias dos alunos em ambiente de estudo, que serão depois compiladas e partilhadas numa página na rede social Instagram criada para esse efeito (https://www.instagram.com/estudoemcasa2020/).

Segundo o Ministério da Educação, o objetivo é criar “um movimento nacional de motivação para que alunos, famílias, docente, não docentes e escolas prossigam esta caminhada, num ano letivo que, inesperadamente, já tem contornos diferentes do habitual”.

O Dia Nacional do Estudante comemora-se desde 1987 e, escreve o Ministério, “é um dia de celebração, luta e homenagem às dificuldades e aos obstáculos que os estudantes enfrentaram na crise académica dos anos 60”.

Este ano, a data celebra-se numa altura em que milhares de estudantes estão a ter aulas à distância, depois de o Governo ter suspendido, no início da semana passada, todas a atividade escolar letiva e não letiva presencial, uma das medidas extraordinárias de contenção e mitigação do novo coronavírus, que está prevista ser reavaliada em 09 de abril.

“Num tempo em que as atividades letivas presenciais estão suspensas, é importante reafirmar o direito à Educação, independentemente do momento ou das vicissitudes que se atravessem”, sublinha o Ministério da Educação.

Fechar Menu