>
Mundo

Município Baruta (Sul de Caracas) restringe circulação para proteger idosos na Venezuela

None

O município de Baruta (sul de Caracas) restringiu, desde hoje, as entradas e saídas de residentes e visitantes, uma medida centrada em proteger os idosos da pandemia da Covid-19.

Baruta é o segundo município mais importante do Estado de Miranda, depois de Los Teques, onde residem mais de 350 mil pessoas, entre elas um importante número de imigrantes portugueses, centenas deles em El Cafetal.

Estima-se que 5% da população de Baruta é mais velha.

Em Miranda existem seis dos 36 casos de coronavírus confirmados na Venezuela.

“Estamos a tomar medidas mais estritas nos acessos ao município, particularmente a El Cafetal, onde reside a maior população das pessoas da terceira idade (idosos), que são os mais vulneráveis”, disse o presidente da câmara municipal aos jornalistas.

Segundo Darwin González, entra as medidas está a proibição de grupos de pessoas, estão suspensas as vendas de verduras e hortaliças ao ar livre e é obrigatório ter máscara. Os ciclistas e adeptos de ‘running’ estão proibidos de andar pelas ruas.

“Quanto mais rigorosos formos mais rápido sairemos deste problema”, disse.

Por outro lado, explicou que os mais velhos devem permanecer em casa e que as comunidades de cada edifício de El Cafetal devem ter em conta que haverá uma pessoa responsável por atender às necessidades dos idosos, em particular na obtenção de medicamentos.

Na Venezuela existem 36 casos confirmados de Covid-19 e o país, onde vive uma numerosa comunidade portuguesa, está, desde sexta-feira, em “estado de alerta”, que permite ao executivo decretar “decisões drásticas” para combater a pandemia durante 30 dias, prorrogáveis por igual período.

Os voos nacionais e internacionais estão restringidos no país.

Desde segunda-feira que os venezuelanos estão em quarentena, estando impedidos de circular livremente entre os Estados da Venezuela.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 82.500 recuperaram da doença.

Fechar Menu