>
Mundo

Itália vai reabrir dois aeroportos fechados há quase dois meses

Foto AFP
Foto AFP

A Itália anunciou hoje a intenção de reabrir na próxima semana dois aeroportos que estavam fechados há quase dois meses, o de Ciampino, em Roma, e Peretola, em Florença, devido à pandemia de covid-19.

Esses dois aeroportos, fechados desde 13 de março, serão reabertos a 04 de maio aos voos de passageiros, afirmou, em comunicado, o Ministério dos Transportes italianos.

Ciampino, o segundo aeroporto de Roma depois do de Fiumicino, que não fechou totalmente, acolhe principalmente voos de companhias aéreas de baixo custo, nomeadamente a Ryanair, que imobilizou 99% dos aviões até novo aviso.

Peretola, o pequeno aeroporto que serve Florença, é o segundo aeroporto mais importante da Toscana, depois do de Pisa.

A reabertura de alguns aeroportos na próxima semana vai permitir, particularmente, testar um novo sistema para conter o novo coronavírus, segundo o ministério, sem revelar mais detalhes.

Mesmo antes do encerramento, os aeroportos italianos tinham implementado controlos sistemáticos de temperatura para passageiros, usando ‘scanners’ térmicos.

A Itália é o segundo país com mais mortos, registando 27.682 em mais de 203 mil casos confirmados do novo coronavírus.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.

Fechar Menu