>
Mundo

Índia com mais 260 mortos e número recorde de infecções num só dia

Foto EPA/STR
Foto EPA/STR

A Índia registou 260 mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para mais de seis mil os óbitos desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades.

O país identificou no mesmo período 9.304 novos casos, mais um aumento recorde de infeções num só dia, o que elevou o total de contágios confirmados para 216.919, que resultaram na morte de 6.075 pessoas, informou o Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde afirmou também que estava a aumentar os testes em todo o país e que já realizou quatro milhões, precisando que a capacidade diária atual permite efetuar quase 140 mil por dia, em 480 laboratórios governamentais e 208 privados.

O número de infetados na Índia cresceu nas últimas semanas. O estado costeiro de Maharashtra continua a ser o mais afetado, com 74.860 casos e 2.587 mortes.

A Índia é o sétimo país mais atingido pela pandemia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 385 mil mortos e infetou mais de 6,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,7 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou a ser o que tem mais casos confirmados (mais de três milhões, contra mais de 2,2 milhões no continente europeu), embora com menos mortes (mais de 169.700, contra mais de 180 mil).

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.

Fechar Menu