Cinco dos casos positivos na Região têm menos de 29 anos

27 Mar 2020 / 18:54 H.

Cinco dos 24 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus na Região são de doentes com menos de 29 anos. Esta é uma das informações resultantes da atualização diária do boletim do IASaúde, feita esta sexta-feira. Um dos doentes está na faixa etária entre os 40-49 anos, quatro nos 50-59 anos, oito situam-se entre os 60 e 69 anos, enquanto os seis restantes estão entre os 70 e 79 anos.

Em relação à residência destes casos já confirmados, além dos quatro turistas holandeses que permanecem no alojamento dedicado na Quinta do Lorde, os restantes 20 são residentes na Região (13 no Funchal, 5 de Câmara de Lobos e 2 da Ponta do Sol).

Destes apenas um doente permanece internado na unidade dedicada à covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Os restantes 23 doentes apresentam “sintomas ligeiros”, de acordo com a vice-presidente do IASaúde, Bruna Gouveia, acrescentando ainda que os 19 doentes que têm residência na Região encontram-se em isolamento no seu domicílio, enquanto os quatro turistas holandeses estão em alojamento dedicado na Quinta do Lorde.

De acordo com Bruna Gouveia, 19 casos positivos têm ligação epidemiológica a áreas com transmissão comunitária activa de covid-19. “Temos uma situação em que há uma ligação epidemiológica a três países diferentes, Emirados Árabes Unidos, Espanha e a região norte em Portugal”, referiu Bruna Gouveia. “E temos mais um caso com ligação à região de Lisboa e Vale do Tejo”, acrescentou.

“Temos identificados cinco casos com transmissão local, os quatro primeiros tratam-se de contactos próximos de um caso com ligação a Espanha que se mantém restrito a uma família”, disse Bruna Gouveia. “Temos agora mais uma situação reportada hoje, que se trata de um contacto próximo também de um doente que foi diagnosticado hoje e que tem ligação a Lisboa e Vale do Tejo”, sublinhou a vice-presidente do IASaúde.

Desde 29 de Fevereiro já foram analisados 144 suspeitos na Região, dos quais 119 obtiveram resultado negativo.

Em relação aos contactos, 694 pessoas encontram-se em vigilância activa, acompanhadas pelas autoridades de saúde, e ainda a investigação em curso no que diz respeito aos novos casos suspeitos. Destas pessoas, 11 são profissionais de saúde, uma vez que outros terminaram o seu período de isolamentos sem sintomas e retornaram à sua actividade.

Em vigilância activa estão os 80 passageiros que se encontram em isolamento dedicado, 25 no Hotel Praia Dourada, no Porto Santo, e 55 na Quinta do Lorde.

Em vigilância passiva, com contactos periódicos com as autoridades de saúde, estão 1.358 pessoas.

Quanto à Linha SRS24, foram efectuadas 110 chamadas entre as 00 e as 15 horas desta sexta-feira, perfazendo um total 4138 contactos telefónicos desde o dia 27 de Fevereiro (data do início da operacionalização da linha).