Madeira

Certificados dotam população desempregada de novas ferramentas

A Secretária Regional entregou hoje mais 22 certificados do Curso Técnico de Contabilidade e Fiscalidade

None

A Secretária Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais entregou esta manhã, certificados a 22 formandos que finalizaram o Curso de Técnico de Contabilidade e Fiscalidade, no final de Novembro de 2018.

Esta iniciativa, levada a cabo pela Gestlíder, em parceria com a Secretaria da Inclusão, vai já na quinta edição e destina-se aos desempregados que possuem habilitação entre o 9.º e o 12.º ano de escolaridade.

Terminado que está esta primeira fase de um ciclo de formações, Rita Andrade espera que este seja apenas o “primeiro de muitos” cursos que hão-de vir em benefício da população desempregada.

Segundo a governante, o projecto surge na sequência de um conjunto de medidas desenvolvidas na Madeira, no sentido de “dotar a população desempregada de novas ferramentas e índices de qualificação profissional, mais adaptados aos novos contextos do mercado laboral, melhorando significativamente os seus níveis de empregabilidade e tornando-os mais aptos na inserção ou reinserção no mercado de trabalho”.

Dos 114 desempregados que já fizeram formação nesta entidade, através de 5 Cursos de Técnico de Contabilidade e Fiscalidade, 28 já se encontram, neste momento, inseridos no mercado de trabalho, o que equivale a 25% dos formandos que frequentaram as acções de formação na Gestlíder.

Ao abrigo do Programa Operacional Madeira 14-20, a ser desenvolvido ao longo de 2 anos (2017/2019), em parceria com o Instituto para a Qualificação, IP-RAM e com 20 entidades formativas da Região e do Continente, foram aprovados 133 percursos de formação, dos quais 115 já tiveram o seu início e permitiram integrar em acções de formação, um total de 2329 desempregados.