Madeira

666 mil euros para equipar túneis em nove freguesias da Madeira

Um dos últimos concursos públicos lançados pelo governo que cessou funções procura garantir segurança nessas vias

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Publicado em Diário da República a 11 de Outubro passado, o concurso público para aquisição e instalação de “Equipamentos de Segurança Activa nos Túneis da Rede Viária Regional” implica o investimento de 666.660 euros por parte do Governo Regional da Madeira.

Esta foi uma das últimas contratações públicas do governo que cessou funções e que, naturalmente, o que ontem tomou posse, com algumas mudanças de governantes, vai assumir como seu, tanto é que este equipamento implica a instalação de equipamentos com sistemas de extinção de incêndios, de segurança e de detecção, bem como exige dos concorrentes que tenham alvará para instalações eléctricas e mecânicas.

A instalação irá garantir melhoria da segurança em túneis viários nas freguesias do Paul do Mar, Jardim do Mar, Campanário, Câmara de Lobos, Camacha, Caniço, Machico, Caniçal e Ponta do Sol. Ao todo, nove freguesias e em seis concelhos diferentes (Calheta, Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Santa Cruz, Machico e Ponta do Sol). Refira-se que não são especificados em quantos túneis vão ocorrer as intervenções.

Neste processo não há qualquer critério de ponderação assinalado, fosse pela relação qualidade-preço ou as duas em separado, sendo que os concorrentes tinham 14 dias à data da publicação em Diário da República para enviar as propostas através da plataforma Acingov da Academia de Informática. Após a adjudicação, o vencedor terá 120 dias (quatro meses) para terminar os trabalhos.

Esta também foi um dos últimos concursos lançados pelo anterior secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, ainda que o anúncio tenha sido assinado pela Chefe de Gabinete, Raquel Silva.