>
Desporto

Marcos Freitas de luto pelo falecimento da mãe

Marcos Freitas acompanhado da mãe, que era também praticante de atletismo. Ver Galeria
Marcos Freitas acompanhado da mãe, que era também praticante de atletismo.

O atleta olímpico madeirense Marcos Freitas está de luto pelo falecimento da sua mãe, Maria Helena Freitas, ocorrido na noite deste domingo.

O mais conceituado jogador de ténis de mesa português de sempre, fez questão de prestar uma homenagem pública à mãe através do DIÁRIO, sublinhando a grande importância que esta teve na sua carreira desportiva.

“Foi um dos dois maiores pilares na minha carreira, sendo o outro o meu pai. Herdei dela a vontade e ambição de vencer e de ser o melhor”, referiu o único atleta madeirense qualificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Quando era jovem ia quase sempre ver os meus jogos, quando jogava no estrangeiro acompanhava os jogos a qualquer hora, até quando havia muito diferença horária”, recorda Marcos Freitas, lembrando que, quando se iniciou na modalidade, foi ela que lhe incutiu grande parte da ambição. “Lembro-me de me prometer gelados no caso de ganhar os jogos, isto quando estava a começar nos meus 8 a 12 anos”.

A doença que vitimou a mãe de Marcos Freitas, um cancro raro e agressivo, foi-lhe diagnosticada quando o jogador já cumpria a sua quarentena voluntária no Funchal, na sequência do aparecimento da covid-19, após ter regressado do World Tour em Omã. “Desse dia para frente foi sempre uma luta constante e difícil. Queria também aproveitar para agradecer aos médicos, enfermeiros e auxiliares do Hospital Dr. Nélio Mendonça que ajudaram a minha mãe e em especial à dr.ª Mónica Sousa pelo seu profissionalismo e atenção que lhe deu”, refere Marcos Freitas, que se mantém na Madeira desde então.

Maria Helena Freitas era também praticante de atletismo, tendo representado o Grupo Desportivo Corticeiras. Este ano, antes de lhe ter sido diagnosticada a doença que a vitimou, foi campeã regional de corta-mato feminino na categoria de veteranos 55. Era participante assídua do Madeira a Correr, organizado pela Associação de Atletismo da Madeira, e este ano venceu o Grande Prémio de Santo Amaro, o Circuito de Água de Pena e Grande Prémio de Gaula, sempre na categoria de veteranos 55.

O DIÁRIO endereça ao jogador e à restante família as mais sentidas condolências.

Fechar Menu