Turismo

Federação quer turismo rural integrado na oferta do país em mercados externos

A Federação Portuguesa de Turismo Rural (FPTR)  defendeu hoje, em Coimbra, que o turismo rural é "o parente pobre" do setor  em Portugal, defendendo a sua integração na estratégia de promoção em mercados  externos.

O turismo rural, de momento, "não é considerado sequer um produto" e  "não está incluído" na promoção do turismo nacional nos mercados externos,  criticou o vice-presidente da FPTR, Armindo Jacinto.

Segundo este responsável, em 2011, foram registadas "apenas 800 mil  dormidas", o que "é um número baixíssimo", por não haver promoção do produto  a nível internacional, frisou, recordando que a Áustria "tem uma dimensão  menor que Portugal e registou 22 milhões de dormidas" no âmbito do turismo  rural.

Armindo Jacinto sublinhou a necessidade de "Portugal apostar numa oferta  diversificada enquanto marca de turismo", considerando que neste momento  a estratégia está centrada em promover "Algarve, Lisboa e Madeira".

O turismo rural "pode contribuir para o PIB [Produto Interno Bruto]  e para o desenvolvimento dos territórios rurais", observou o vice-presidente  da FPTR, durante a apresentação do I Congresso Nacional de Turismo Rural,  que se realiza a 20 e 21 de junho, em Oleiros.

Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro, também presente na sessão,  constatou que este produto tem "uma componente económica importante", ao  estar relacionada "diretamente com os setores primários".

A aposta do turismo rural nos territórios "de baixa densidade" permitiria  "dinamizar a inclusão social, pois este produto ajuda a combater a desertificação  e a fixar as pessoas", salientou.

O presidente da Turismo do Centro referiu que, "no âmbito do Portugal  2020 [programa de fundos europeus], poderão ser criados novos instrumentos  financeiros para esta atividade", ao apresentar-se o turismo rural "como  um elemento diferenciador".

"Este é um produto que claramente vai ter crescimento", disse.

Além do I Congresso Nacional de Turismo Rural, a federação também vai  realizar vários encontros regionais antes do evento, estando já marcado  um em Viana do Castelo, a 15 de maio, e outro em Loulé, a 22 de maio.