Turismo

Hotelaria na expectativa de Páscoa melhor que nos últimos anos

A maioria da hotelaria nacional está otimista em relação ao período de Páscoa deste ano, comparado com anos recentes, revelou hoje a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), baseando-se em dados de um inquérito feito junto dos associados.

Desta forma, 63% dos inquiridos acreditam que a receita total durante a Páscoa deste ano vai superar a do ano passado, enquanto 21% pensam que se vai manter nos mesmos níveis e 15% dizem esperar um pior resultado.

“Nos dois últimos anos, as respostas obtidas neste inquérito revelaram uma tendência negativa. Ao contrário, este ano, os hoteleiros estão otimistas, sendo que alguns preveem mesmo esgotar neste período. De resto, os resultados obtidos estiveram alinhados com as perspetivas vertidas no inquérito”, afirmou, no comunicado, a presidente da direção executiva da AHP, Cristina Siza Vieira.

Ao nível da taxa de ocupação, 48% dos participantes no inquérito responderam que esperam um aumento neste indicador, com 40% a dizer que será idêntica.

Também em termos de preço médio por quarto disponível, 58% das unidades hoteleiras que responderam disseram contar com uma subida do valor, quando 23% esperam uma manutenção dos preços.

“Este ano, os hoteleiros mais otimistas são os do Algarve e Lisboa, com 90% e 68% dos inquiridos, respetivamente, a considerarem que este será um período melhor que o homólogo do ano anterior”, refere a AHP.

O inquérito realizou-se entre 28 de março e 03 de abril junto de 508 unidades hoteleiras, numa amostra de 28%.