Turismo

Futuro do turismo não passa por novos hotéis

Estudo da consultora PWC aconselha a fusões no sector

"Aumentar a rentabilidade através da exploração de activos de terceiros e da consolidação da oferta". Este é um dos desafios do turismo nacional para este ano, segundo um estudo sobre o sector, da consultora PWC, ontem apresentado em Lisboa.

"Num mercado em que o dinheiro disponível para novos investimentos ou não existe ou é muito caro, o crescimento do sector, ao contrário do que acontecia em anos anteriores, não deverá continuar a passar pela construção de novas unidades", lê-se no estudo 'Desafios do turismo em Portugal em 2014'. "O endividamento excessivo de alguns projectos imobiliário-turísticos (...) levou a que muitos projectos acabassem na posse dos seus credores ou a cancelar a sua operação", revela.

A investigação sublinha ainda a criação de fundos de investimento resultantes da entrega de empreendimentos aos credores é uma oportunidade para o sector ganhar escala", através de "um crescimento assente num novo paradigma de negócio, ou seja, mais na exploração de hotéis de terceiros".  "No entanto, esta possibilidade deverá respeitar aquilo que é a cultura, marca e posicionamento de cada grupo ou cadeia, os seus padrões de qualidade, de modo a que seja um potenciador de crescimento" , assegura,

O estudo alerta ainda para a necessidade de manter os preços. Os "players deverão procurar efectuar um esforço de manutenção de preço e gerir as acções de promoção de forma estratégica" e lança  o desafio ao sector para a criação de serviços partilhados de forma a reduzir custos. "Este centros poderão concentrar em si diversas áreas de suporte (administrativam financeira, sistemas, marketing) permitindo desta forma uma menos custo", adverte, falando em poupanças entre 25 e 40%. Revela ainda que algunas funções podem ser atribuídas a empresas de outsourcing, como limpeza e segurança.