Turismo

Hotelaria algarvia regista subida de 4,7% na ocupação em Junho

A ocupação hoteleira no Algarve em junho  subiu 4,7% em relação ao mesmo mês de 2012, registando-se em Vilamoura a  taxa média mais elevada, divulgou hoje a maior associação dos hoteleiros  algarvios.

Segundo os dados provisórios avançados pela Associação de Hotéis e Empreendimentos  Turísticos do Algarve (AHETA), relativos ao mês de junho, a taxa de ocupação  global média por quarto no Algarve foi de 73,1%, ou seja, 4,7% acima do  verificado em junho do ano passado, subida justificada pelo aumento dos  mercados irlandês, holandês e britânico.

As zonas de Carvoeiro, Armação de Pêra e Albufeira foram as que apresentaram  as maiores subidas, mas foi na zona de Vilamoura que se registou a taxa  de ocupação média mais elevada, com 80,2%.

De acordo com a AHETA, a zona de Portimão/Praia da Rocha registou a  taxa de ocupação mais baixa, com 64,4%.

Por nacionalidades, as principais descidas registaram-se nos mercados  alemão (menos 11,8%) e espanhol (menos 31,8%) e as maiores subidas nos mercados  irlandês (mais 41,6%), holandês (mais 12,5%) e britânico (mais 2,1%).

Por categorias, os hotéis e aparthotéis de três estrelas foram os que  apresentaram a maior subida nas ocupações, seguidos pelos aldeamentos e  apartamentos turísticos de quatro e cinco estrelas.

Os aldeamentos e apartamentos turísticos de três estrelas foram os que  apresentaram a ocupação mais baixa (60,4%), enquanto os de cinco e quatro  estrelas registaram a ocupação mais alta (83%), conclui a AHETA.