Turismo

Receitas tradicionais do Alentejo "imortalizadas" em carta gastronómica

Centenas de receitas da cozinha tradicional  alentejana vão ficar "imortalizadas" através da Carta Gastronómica do Alentejo,  um género de "bíblia da gastronomia" da região, que vai ser apresentada  em junho pela Turismo do Alentejo.

"A carta gastronómica é a nossa bíblia da gastronomia alentejana. Ou  seja, é o grande referencial e repositório das receitas tradicionais do  Alentejo", disse hoje à agência Lusa o presidente da Entidade Regional de  Turismo (ERT) do Alentejo, António Ceia da Silva.

A Carta Gastronómica do Alentejo é uma das vertentes do programa "Alentejo  Bom Gosto", da Turismo do Alentejo, e resulta de uma colaboração com a Confraria  Gastronómica do Alentejo, que é responsável pelo trabalho técnico do documento.

Além da elaboração da carta gastronómica do Alentejo, que vai "guardar"  pratos tradicionais de sopa, peixe, carne ou sobremesas, este programa pressupõe  ainda a certificação da restauração alentejana e a criação de um roteiro  de restaurantes.

O presidente da Turismo do Alentejo revelou que o trabalho desenvolvido  em conjunto com a Confraria Gastronómica do Alentejo permitiu "recuperar"  centenas de receitas da região que "agora ficam depositadas com fichas e  receituário próprio".

"Através da carta gastronómica, conseguimos manter vivas tradições seculares  que se perderiam", realçou, considerando que é "um trabalho para o futuro",  porque "fica um registo da enorme riqueza da gastronomia alentejana".

Segundo o responsável, a carta gastronómica vai compilar "muitas receitas  tradicionais que faltava passar da tradição oral para o depósito escrito",  o que representa "um passo decisivo para a preservação da cultura gastronomia  do Alentejo".

O produto gastronomia e vinhos é um dos principais motivos de visita  à região.