Antigos presidentes ignoraram o Dia da Assembleia?
Recebemos uma mensagem, através das redes sociais, a questionar por que motivo os antigos presidentes da Assembleia Legislativa da Madeira não estiveram presentes, sábado, no dia evocativo do parlamento madeirense. Na comunicação recebida, o leitor do DIÁRIO criticou a ausência dos antigos presidentes ainda vivos, numa sessão onde a actual presidente, Rubina Leal, citou palavras do primeiro presidente da ALM, Emanuel Rodrigues, já falecido.
Na cerimónia foram convidados, pela primeira vez, os presidentes das assembleias municipais da Região. Contudo e de facto nenhum dos ex-presidentes marcaram presença na efeméride comemorada no hemiciclo.
Questionamos o gabinete da Presidente da Assembleia sobre o motivo pelo qual não estiverem presentes os seus antecessores. Um assessor de Rubina Leal confirmou ao DIÁRIO que, de facto, José Manuel Rodrigues, Tranquada Gomes e Miguel Mendonça não receberam convite formal para marcar presença na sessão plenária evocativa.
Os motivos invocados prendem-se como facto de o Dia da Assembleia constituir uma “sessão comemorativa normal e não uma sessão solene”, que implica um tratamento protocolar específico e mais universal.
O mesmo assessor sublinhou que no passado dia 1 de Julho, Dia da Região, os ex-presidentes foram formalmente convidados a participar nas cerimónias. Já quanto ao Dia da Assembleia, Rubina Leal, optou por convidar os presidentes das assembleias municipais, “em jeito de homenagem”, até pelo facto de passarem quase sempre despercebidos no quotidiano político e social.
O gabinete de Rubina Leal minimiza a falta de convite aos ex-presidentes do
parlamento e recorda que tanto José Miguel Mendonça como Tranquada Gomes já
estiveram na Assembleia após o início do seu mandato, a 10 de Abril.
O Dia da Assembleia foi celebrado, pela primeira vez, em 2020, sob a liderança
de José Manuel Rodrigues.
O parlamento madeirense teve cinco presidentes antes de Rubina Leal. Foram eles, Emanuel Rodrigues (PSD), entre 1976 e 1984, Nélio Mendonça (PSD), entre 1984 e 1994, Miguel Mendonça (PSD), entre 1994 e 2015, Tranquada Gomes (PSD), entre 2015 e 2019 e José Manuel Rodrigues (CDS) entre 2019 e 2025.
Relativamente à pergunta do nosso leitor se os ex-presidentes “ignoraram a cerimónia” de sábado, a resposta é negativa. Não sabemos se iriam mesmo que convidados, mas a verdade é que nem foram convidados por a comemoração se tratar de uma sessão “meramente comemorativa e não solene”.