DNOTICIAS.PT
Fact Check Madeira

Será preciso pagar para ver o Rali da Madeira?

None

Os bilhetes para assistir nas bancadas ao Rali da Madeira vão estar à venda a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de Julho. A notícia, a dar conta desse facto, suscitou vários comentários, em especial, nas redes sociais, por regra, em desacordo com a necessidade de pagamento. A indignação tomou corpo no comentário de J. Fernandes, ao afirmar: “Dão quase 500 mil euros dos contribuintes e, ainda por cima, para se ver, tem-se de pagar.”

Terá razão o leitor ao referir que, mesmo havendo um apoio da Região, é preciso pagar para ver o rali? Vejamos por partes.

“O Rali da Madeira 2025 vai contar com o apoio de 450 mil euros por parte do Governo Regional. Há três anos que o valor não era actualizado.” A frase está publicada no sítio oficial da Internet do Governo Regional, o que aconteceu no dia 14 de Julho. Desde logo, ficam desfeitas as dúvidas, que alguém pudesse ter, sobre o apoio público, como referido, dinheiro dos contribuintes, à prova.

Além disso, fica claro o montante despendido neste ano, 450 mil euros. Ora, podemos admitir, em diálogo simplificado, como quase 500 mil euros, ainda que distante deste valor em 50 mil euros.

Vejamos, então, a veracidade quanto à necessidade de pagamento para ver o rali.

Ao comentário de J. Fernandes, um leitor, M. Borges, acrescenta: “Tem-se de pagar e para ver passar em estradas públicas, não é circuito feito em zona privada. É só explorar e roubar os madeirenses. Pagamos duas vezes: pagamos para ver e pagamos na contribuição do Governo com dinheiros dos nossos impostos.”

Além do que foi noticiado, com base em informação do organizador do Rali, Club Sports da Madeira, foi possível identificar várias outras notícias em que é referido o pagamento para quem desejar assistir à 1.ª Prova Especial de Classificação, denominada 'Cidade do Funchal', do Rali Madeira. Os bilhetes são para bancadas amovíveis, instaladas na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses.

Assim, quem desejar ver o rali num local com boa visibilidade para a prova e sentado, tem de pagar, no caso 20 euros. Os bilhetes estarão à venda no Centro Operacional do Rali, na Escola Profissional Atlântico, no Edifício Marina Fórum, Avenida Arriaga, Funchal.

No entanto, estão em causa apenas alguns pontos da 1ª Prova Especial de Classificação. Em todo o restante trajecto, onde não estão montadas bancadas e em todas as demais Provas Especiais de Classificação, qualquer pessoa, residente ou não na Madeira, pode assistir ao rali sem nada pagar à organização. Quem desejar, também pode ver o rali através das transmissões televisivas.

Mas, será o rali uma excepção pelo facto de haver pagamento para assistir em bancadas, a eventos na via pública em que existem apoios públicos? Vejamos.

A Festa da Flor e o Carnaval são dois eventos icónicos do calendário de animação turística da Madeira. Os principais desfiles dos dois eventos também acontecem na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses e na Avenida Sá Carneiro.

Como com a 1ª Prova Especial de Classificação do Rali Madeira, são colocadas bancadas ao longo do percurso e o acesso às mesmas é pago. E, também como acontece com o rali, quem não desejar pagar tem somente de escolher um local livre ao logo do percurso.

Como se verifica, de facto, o apoio público à realização do rali foi próximo de meio milhão de euros, mas não é necessário pagar para ver a prova. Só é necessário pagar se a pessoa pretender ter acesso a um lugar sentado. Assim, avaliamos como imprecisa a afirmação do leitor.

“Dão quase 500 mil euros dos contribuintes e, ainda por cima, para se ver, tem-se de pagar.” – J. Fernandes