Assuntos diversos
No DN de 2 de julho de 2025, página 2, com o título: “A verdadeira medida do sucesso político reside na qualidade de vida”; estando em destaque, no princípio da 4.ª coluna, o seguinte: “Rubina Leal pede uma estratégia humanista que inclua imigração regulada”.
A Senhora Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, ilustre Dra. Rubina Leal, tem razão em apelar para a política que valorizem: a família; os cuidadores; a infância
e os idosos.
Defendeu, também, uma estratégia demográfica humanista, que inclua a integração regulada da imigração, realçando a tradição do acolhimento dos madeirenses e a importância da diáspora.
São estes princípios e valores cristãos, que moldarão uma nova sociedade, humanista e de fraternidade global.
No DN do mesmo dia, página 10, está em destaque; no princípio da última coluna: “Preço das casas subiu 11,2% em junho”; em relação ao mesmo mês do ano anterior; mas, quase no fim da coluna, informa que o município mais caro para comprar casa é o Funchal, que custa 3.645 euros por metro quadrado.
Se um cidadão madeirense, que ganhe 1.500€ mensal; levará 25 anos, só para pagar a sua residência, por conseguinte, não pode sobreviver.
No mesmo DN, página 22, em Opinião, com o título: “Entre conflitos, distrações e urgên-
cia de agir”; da ilustre Senhora, Dra. Joana Martins; estando no 1.° parágrafo o seguinte:
“O mundo tem vindo a ser palco de múltiplas crises que testam os limites da humanidade a eficácia da democracia. Como cidadã apartidária e defensora do respeito e dos direitos humanos, observo com preocupação o que se passa à nossa volta”.
Só com uma visão verdadeira, do ser cristã/o; é que se pode sobreviver, num mundo sem
consciência de humanismo cristão.
O facto de muitos seres humanos, dizerem que são cristãos, têm uma visão e um comportamento diabólico; ponde em ridículo a vivência e comportamento de um verdadeiro cristianismo.
Na página 23, em cartas do leitor, do mesmo DN; o Sr. Edgar B. Silva, questiona: “Quem é
o diabo?”.
O demónio; o lucifer; o mafarrico e o diabo, referem-se a espíritos malignos; que popularmente, se chama o diabo.
Se formos fazer uma estatística, de quantos diabos existem na nossa Ilha da Madeira, me parece que são uns milhares. Todavia, no Planeta Terra, existem milhões de pessoas diabólicas, quer do feminino, quer do masculino. São estes seres diabólicos que estão a
destruir o equilíbrio do Globo Terrestre.
O Divino dá-nos a paz; a harmonia; a partilha; a tolerância; o perdão e a fraternidade.
O Diabólico causa-nos: O ódio; a cobiça; a mentira; a avidez e as guerras.
José Fagundes