DNOTICIAS.PT
Dia da Região 5 Sentidos

Orquestra Clássica da Madeira alia-se ao Jazz para comemorar Dia da Região

Concerto, protagonizado por Sofia Almeida, será dirigido pelo maestro convidado Alberto Roque

None Ver Galeria

Espectáculo decorre no Parque de Santa Catarina, no Funchal, pelas 21h30, com acesso livre para todo o público

Amanhã, dia 1 de Julho, no âmbito das comemorações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, por iniciativa do Governo Regional, será realizado o tradicional Concerto Comemorativo pela Orquestra Clássica da Madeira.

Este ano, a formação com direcção artística de Norberto Gomes, convida a Orquestra de Jazz do Funchal e a cantora de jazz Sofia Almeida, sob a direção do maestro convidado Alberto Roque, para o espectáculo que terá lugar no Parque de Santa Catarina, no Funchal.

O concerto está agendado para as 21h30, com acesso livre para todo o público, a partir das 20 horas.

Para este concerto, com um programa brilhante e profundo nesta linguagem do jazz, a Orquestra abrirá o programa com 'Abertura para Candide', de Leonard Bernstein sob a direcção do maestro convidado Alberto Roque, juntando-se logo a seguir a Orquestra de Jazz do Funchal (OJF) e Sofia Almeida para a estreia nacional da obra 'Gaia' de Wayne Shorter. Seguir-se-ão duas obras em estreia regional, 'Crossfade' do reconhecido pianista e compositor Carlos Azevedo e 'Alone at Last', de Bert Joris, com o director artístico da Orquestra de Jazz do Funchal e professor Alexandre Andrade, no trompete, e o jovem Vítor Fernandes, no saxofone.

Este concerto representa para todos nós um reconhecimento ao efeito que a autonomia nos proporciona. É um reconhecimento ao investimento público feito na área das artes, nomeadamente, da música onde foram formados novos artistas e a criação de instituições e a solidificação de outras,  permitindo-nos usufruir, neste momento, de projectos artísticos de grande valor, colocando a Madeira, enquanto região, num patamar de reconhecido nível, não só nacional como internacionalmente

Neste concerto, numa junção inédita da Orquestra Clássica da Madeira com a Orquestra de Jazz do Funchal e, ainda, da junção de Sofia Almeida, fica a promessa de proporcionar ao público "um momento singular onde a Orquestra Clássica da Madeira abordará novas linguagens no registo da música de jazz, reflectindo assim a versatilidade e a abertura dos nossos músicos em proporcionar propostas artísticas diferenciadas e de valor musical reconhecido".

É sempre uma honra e motivo de grande alegria para a Orquestra Clássica da Madeira participar neste dia, dia de todos os madeirenses, dos nossos antepassados, da nossa cultura, da nossa identidade, da nossa Autonomia. Este é o dia que a Orquestra Clássica da Madeira orgulhosamente se associa a estas comemorações para oferecer este concerto a toda a população como um singelo gesto de gratidão à Região pelo apoio, e ao nosso público, que nos acompanha e pelas manifestações de apreço ao longo das nossas temporadas Norberto Gomes