Crónica dos Bons Amigos
E assim volto ao meu tema preferido. Não só adoro tudo o que traduz o significado da amizade como através dele gosto de levar a minha vida.Acho que quem tem bons amigos está sempre muito mais próximo da felicidade. Acho não, tenho a certeza. Não existe sequer outro caminho para sermos como dizia Fernando Pessoa, “inteiros”. E na vida vamos moldando a nossa forma de estar e de ser também graças a quem nos acompanha, quem nos torna mais fortes, seguros e resistentes à erosão da humanidade dos valores e dos princípios. Aprendemos pela primeira vez o significado da partilha e do amor através da família mas são os amigos que nos provam a leveza das relações, a troca da obrigatoriedade pela vontade. É o amor no seu estado mais puro, mais cru e por isso também com uma substância brutal. Porque às vezes mais fácil seria deixa-los para trás sem o peso ou sem a dor aparente, dos que fazem tudo a olhar só para o seu próprio umbigo, sem a profundidade dos que estão lá sempre, mesmo quando não está mais ninguém. Quando se perde o palco ou se apagam os holofotes.
Costumo dizer que quando somos mais novos somos do Mundo, quando crescemos e aprendemos o que é a vida no seu formato mais verdadeiro, somos mais dos nossos. Para isso temos que “regar” as nossas relações, fortalecê-las, usar da cumplicidade nos mais pequenos momentos, dar-lhes corpo e alma muitas vezes quando temos tanta gente à nossa volta e é difícil escolher. Difícil não é, apenas confuso no meio da confusão. Um amigo para a vida toda é uma chama de luz dentro de nós, que nunca se apaga vai-se equilibrando na presença e na ausência, na falta, na saudade e nas palavras. Todos os dias podemos ter demonstrações do que é esse sentimento só precisamos de os dar conta e de valorizar o que é importante, mesmo que discreto. A vida é feita de dar e receber, de dar sem esperar nada em troca e de receber quando não estamos à espera. O que é mais surpreendente é mesmo quando menos esperamos. São essas alturas que nos revelam o verdadeiro instinto de um amigo que não se esquece, não se encolhe, nem se amedronta.
Hoje escrevo esta crónica no festejo do quinquagésimo aniversário de uma das minhas melhores amigas. Uma das que merece tudo, que está lá quando mais preciso e se revela nos momentos mais difíceis. Partilhamos mil e umas histórias e já passámos por inúmeras aventuras. Viajámos e e rimos para além da conta, das tantas conversas e frases simples as demonstrações ficam marcadas na fita do tempo quando ao dia de hoje olho para trás. Tem sido uma bela de uma viagem esta amizade que se torna mais forte e mais pura à medida que os momentos se vão acumulando. Das férias no Farol aos passeios por África no meio da selva e das praias mais bonitas. Das noites e jantaradas às tardes passadas a ouvir música junto à piscina. Da presença nas vitórias de cada um, na fila da frente, ao apoio quando tudo parece falhar. É por isso tão importante celebrar a amizade, celebrar esta forma de amor que não têm exigências, não tem cobranças nem frases feitas. É feita assim de dias como este, onde o sol brilha e a luz permanece para sempre.
Parabéns João.
“Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar…”
Frases Soltas:
Está aí o Mundial de Clubes de Futebol. Um momento em que os melhores do Mundo se encontram numa altura em que os clubes europeus se encontram em pré-época e por isso fora de forma. Talvez por isso apareçam algumas surpresas. É ver a forma como os Sul-Americanos festejam cada vitória ou empate para se perceber que o futebol na Europa continua a ser o centro deste desporto.
Portugal foi alvo do maior ataque cibernético da história. A web é cada vez mais um tema de segurança mundial e é cada vez mais difícil não estarmos exposto. Como fugir a este tema sem sermos info excluídos?