DNOTICIAS.PT
Madeira

IL congratula-se com inclusão de seis propostas no Orçamento Regional para 2025

None

A Iniciativa Liberal (IL) registou, hoje, que seis das suas 15 propostas de alteração foram acolhidas na versão final do Orçamento Regional da Madeira para 2025. Gonçalo Maia Camelo, deputado da IL na Assembleia Legislativa da Madeira, garante que estas medidas "beneficiam a Madeira e os madeirenses".

Em nota de imprensa, os liberais manifestam que, "não sendo suficiente para transformar o documento", a inclusão das suas propostas "representa uma melhoria concreta em áreas prioritárias para a Região". E, numa leitura mais política, que essa mesma inclusão "traduz o impacto político real da acção da IL".

A mesma nota, destaca que "as propostas integradas incidem sobre três eixos fundamentais: o reforço da eficiência e do controlo da despesa pública, promovendo uma gestão mais rigorosa e responsável dos recursos públicos; a resposta à crise da habitação, através do envolvimento do setor social e privado e da revalorização de imóveis públicos; e a valorização da Zona Franca da Madeira, acompanhada de medidas que incentivam a diversificação da economia regional, reforçando a atratividade e competitividade da Região".

Gonçalo Maia Camelo, sublinha que estas medidas representam “benefícios concretos" e que "o partido está a cumprir o seu papel de oposição construtiva e responsável, propondo e fazendo aprovar medidas úteis para o futuro da Região".

Entre as propostas aprovadas, os liberais relevam, ainda, a adopção de regras para garantir o pagamento atempado a fornecedores de bens e serviços. "Esta medida visa assegurar que a administração pública regional cumpre os prazos legais nas suas transações comerciais", sustentam em comunicado de imprensa.

Apesar da integração das seis propostos do seu partido, Gonçalo Maia Camelo lembra que "este não é, nem nunca seria, o Orçamento da Iniciativa Liberal". “Este não é o nosso Orçamento, mas é um Orçamento que ficou mais próximo daquilo que defendemos”, vinca o parlamentar.

O deputado da Iniciativa Liberal garante ainda que "a IL esteve, na discussão do Orçamento, onde devia estar": “a apresentar propostas úteis, a dialogar com seriedade e a influenciar positivamente as políticas públicas ao serviço dos Madeirenses. A Iniciativa Liberal não bloqueia por princípio, mas também não passa cheques em branco”, argumenta.

Passa ainda a promessa: "Não vamos deixar de fiscalizar a acção do Governo Regional nem deixar de trabalhar para que o próximo Orçamento vá mais longe — com mais ambição, mais liberdade, mais transparência e mais resultados para a Madeira”.

Os partidos da oposição indicaram que iriam apresentar um total de 70 propostas de alteração ao Orçamento Regional/2025.

As propostas de Orçamento (2.533 ME) e o Plano de Investimentos (1.044) para 2025 foram aprovadas na generalidade com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e abstenção de toda a oposição.

Esta semana decorreu o debate na generalidade, acontecendo esta tarde a votação final global dos documentos no parlamento madeirense.