Cerca de 400 pessoas resgatadas ao largo da Grécia
Equipas de salvamento resgataram cerca de 400 requerentes de asilo nas últimas 24 horas ao largo de Gavdos, uma pequena ilha grega a sul de Creta, no Mediterrâneo oriental, anunciou hoje a guarda costeira grega.
A polícia portuária grega e a agência europeia Frontex realizaram uma operação de salvamento na quinta-feira à noite para salvar 352 pessoas a bordo de um barco de pesca ao largo de Gavdos, segundo a mesma fonte.
A operação decorreu a 30 milhas náuticas (cerca de 55 quilómetros) da costa de Gavdos, um ponto de passagem regular nos últimos anos para pessoas provenientes da Ásia, África e Médio Oriente com destino à Europa, segundo a agência noticiosa grega ANA.
A embarcação dos migrantes foi avistado por um navio da Frontex, enquanto um navio da guarda costeira e quatro navios de carga que se encontravam nas proximidades participaram na operação de salvamento, segundo informações citas pela agência de notícias France-Presse (AFP).
Os sobreviventes deverão ser transferidos para um centro de acolhimento temporário em Paleochora, em Chania, Creta, onde serão registados e identificados.
Outro grupo de cerca de 40 migrantes foi avistado na quinta-feira de manhã na costa de Gavdos pela guarda costeira grega.
De acordo com um comunicado oficial, foram também transferidos para o campo de Creta.
Ainda não foram divulgados pormenores sobre a origem das pessoas resgatadas.
Situada nas fronteiras externas da União Europeia, no sudeste do Mediterrâneo, a Grécia é uma das principais portas de entrada na Europa para as pessoas que fogem da guerra e da pobreza.