Eduardo Jesus apresenta desculpas à presidente da Assembleia
O secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, dirigiu, hoje, à presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, "na qualidade de representante de todos os parlamentares eleitos", uma comunicação formal na qual "expressa o seu lamento e apresenta as suas desculpas pelo sucedido durante a sessão parlamentar da passada terça-feira, ocorrida no âmbito da discussão do Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2025 (ORAM 2025)".
Baixa linguagem de Eduardo Jesus dá polémica parlamentar 24 horas depois
Élvio Sousa (JPP) começou por dizer querer repor a verdade. “O senhor secretário não deve de ser o portador da mentira”. Em causa está o preço da água. O deputado apresentou diplomas legais e uma factura, que provam o aumento pretendido de 151%.
Na missiva enviada a Rubina Leal, Eduardo Jesus sublinha que "não teve, em momento algum, a intenção de ofender as senhoras e os senhores deputados nem a própria Instituição parlamentar, reiterando o seu respeito pelo papel e função da Assembleia Legislativa".
O governante refere ainda que os seus apartes "decorreram da tensão gerada pelo entusiasmado debate político, que se desenvolve de forma, naturalmente, acalorada naquele contexto".
Refira-se que, numa primeira reação ao sucedido, no passado dia 17 de Junho, o secretário regional justificou o uso de termos como "gaja", "bardamerda" e "palhaço-mor", dirigidos a três deputadas da oposição (Sílvia Silva e Sancha Campanella do PS e Rafael Nunes, do JPP), com o argumento de que os mesmos "estão no dicionário" e que "o ambiente parlamentar tem características próprias" e que são "apartes".
"Os termos que utilizei estão no dicionário"
Secretário regional do Turismo, Ambiente e Cultura dá a sua leitura dos acontecimentos e justifica o que aconteceu
A deputada Sílvia Silva foi, de resto, a única visada que mereceu uma explicação por parte de Eduardo Jesus. O secretário lamentou que "por uma qualquer intenção, isolou-se uma reacção da causa dessa reacção", alertando que "a deputada em apreço tinha feito uma afirmação" que considera "grave".
As polémicas declarações do secretário com a tutela do Turismo, Ambiente e Cultura já suscitaram a condenação por parte de diversas figuras da política regional.
JPP exige responsabilização de Eduardo Jesus
Partido espera “justiça” na defesa dos deputados madeirenses perante a linguagem “insultuosa” utilizada pelo membro do Governo Regional
PS apresenta protesto formal contra "ofensas e comportamento indigno" de Eduardo Jesus
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista entregou, hoje, na Assembleia Legislativa da Madeira, um protesto formal pela "linguagem ofensiva e comportamento indigno" do secretário regional do Turismo, Ambiente e Cultura para com as deputadas socialistas Sílvia Silva e Sancha de Campanella e outros deputados da oposição.
Livre exige consequências por "humilhação de mulheres eleitas"
Partido diz que afirmações de Eduardo Jesus são "sinal claro de degradação do discurso político e de uma cultura de impunidade"
Guida Vieira pede demissão de Eduardo Jesus
Guida Vieira reagiu às palavras proferidas por Eduardo Jesus quando este se referiu a três deputados da oposição na Assembleia Legislativa da Madeira, à conta de um microfone que ficou por desligar. Através de uma publicação nas redes sociais, a ex-deputada da UDP e do BE entende que o actual secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura deve se demitir.