DNOTICIAS.PT
Artigos

O sucesso do ENIE

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.” A Estomatologia quis, a Comissão Nacional de Internos de Estomatologia sonhou, o Encontro de Internos na Madeira nasceu.

Nos passados dias 29 e 30 de Maio, a Estomatologia regressou à pérola do Atlântico.

Regressou através do VIII Encontro Nacional de Internos de Estomatologia (ENIE). Desde a tomada de posse desta Comissão Nacional de Internos de Estomatologia, foi traçado como objetivo levar um evento da especialidade além do território continental. Um projeto ambicioso, um desígnio elevado. E, tal como na História, apenas os audaciosos, os que sonham alto e tocam o céu, “da lei da morte se vão libertando”.

A Estomatologia, a mais antiga especialidade médico-cirúrgica portuguesa, nascida em 1911, está a viver um novo fôlego. Está a florescer com nova energia, com nova ambição, e com novas caras — jovens, dedicadas, brilhantes — e esta é a maior prova de que o futuro da especialidade está em boas mãos.

A realização deste Encontro na Madeira reveste-se de particular importância. De cá partimos há já algum tempo, mas é aqui que ambicionamos regressar. Alargar a área geográfica de atuação, assegurando cuidados diferenciados de que a população tanto necessita e que outras áreas não conseguem oferecer. A Estomatologia está presente em 27 das 39 Unidades Locais de Saúde do país. Está também nos Açores. Mas ainda não está na Madeira... A presença de diversas entidades oficiais e relevantes neste encontro demonstra um interesse mútuo no regresso da Estomatologia à Madeira. A construção do novo hospital universitário abre essa porta. Uma nova oportunidade para formar, para cuidar, para fazer a diferença. “O caminho faz-se caminhando”, e hoje, a Estomatologia deu um passo decisivo.

Neste Encontro, contámos com a presença de cento e três participantes. Contámos também com sessenta e quatro pessoas no jantar do Encontro.

A Comissão Nacional de Internos de Estomatologia gostaria de expressar publicamente o seu profundo agradecimento pela simpatia e inestimável colaboração do Governo Regional da Madeira, com especial destaque para a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, que sempre se mostrou disponível para apoiar a concretização deste Encontro; à Ordem dos Médicos – Secção Regional do Funchal –, que também nos auxiliou na idealização deste congresso. Aos nossos patrocinadores – SIN Implantes, Sindicato Independente dos Médicos,

Osteoplac, AJOMED – e aos nossos parceiros – TAP Air Portugal, Grupo SAVOY, Grupo BARCELÓ, Grupo Vila Baleira e Madeira Rent e Diário de Notícias da Madeira – que gentilmente proporcionaram magníficos apoios e condições, o nosso mais sincero obrigado.

Muito obrigado a todos os presentes. Espero que estes dias, passados na pérola do Atlântico, tenham sido tão enriquecedores quanto memoráveis.

Um bem-haja a todos.