DNOTICIAS.PT
Artigos

Notas Soltas!!!

A AD ganhou, deixemos o Luís trabalhar!

CCom sabedoria, o povo nas urnas decidiu reforçar a confiança no projeto político da AD – Coligação PSD/CDS. Atribuiu uma maioria maior, com expressão significativa de representatividade face ao Chega e ao PS, segunda e terceira forças políticas.

Agora, a estabilidade política é uma tarefa de Todos, pois o país precisa de gente que construa e não de coligações negativas.

Na Madeira, a AD reforçou a sua votação e manteve os três mandatos da legislatura anterior. Tem o triplo dos mandatos das outras forças políticas, o que aumenta a nossa responsabilidade. Enquanto eleito pelo círculo eleitoral da Madeira assumo, desde a primeira hora, o compromisso de lutar intransigentemente pelos interesses da Madeira e do Porto Santo.

A Força de Portugal

A seleção portuguesa deu-nos, uma vez mais, uma grande alegria ao vencer, pela segunda vez, a Liga das Nações. Numa batalha ibérica de nervos até ao último minuto, vencemos os Nuestros Hermanos nas grandes penalidades. O nosso madeirense Cristiano Ronaldo mostrou que a idade é apenas um número, valendo em campo não só pela sua qualidade futebolística de melhor jogador do mundo, mas também pela liderança enquanto capitão de equipa. Este grande madeirense é um exemplo de vida para todos nós, mas especialmente para os jovens, mostrando que o trabalho, a perseverança, as boas opções de vida, o foco nos objetivos e o saber-se rodear de pessoas que influenciam positivamente, nos permitem levar até onde nós quisermos. Uma palavra para os nossos emigrantes que provaram, uma vez mais, com o seu apoio, que Portugal é pequeno em área territorial, mas é grande na união e ambição das Suas Gentes.

Festas de São Pedro em Câmara de Lobos

Sei que sou suspeito, mas não posso deixar de enaltecer mais um excelente cartaz para celebrar o Santo padroeiro da minha terra, São Pedro, entre 26 de junho a 1 de julho. Destaco aquele que é o ex-libris destas festas, as já famosas decorações nas ruas da baixa da cidade, que já é possível apreciar. A fusão de arte e sustentabilidade ambiental, a par da imaginação e criatividade das instituições que elaboram as decorações, é uma das características das instalações artísticas, que se concretiza através da reutilização de materiais. É muito interessante observar como materiais, relativamente aos quais olhamos apenas como um resíduo, se transformam em arte. Por isso apelo a Todos que visitem Câmara de Lobos, desfrutem dos espetáculos e apreciem a arte sustentável integrada na Baia mais linda do Mundo! Parabéns à Câmara Municipal, na pessoa da Sua Presidente, por inovar em todas as edições desde 2013.

Candidaturas presidenciais

Gouveia e Melo desvendou o segredo mais mal guardado do Mundo, ao apresentar a sua candidatura presidencial. Do candidato sensação do momento pouco se conhece sobre o seu pensamento político. As suas declarações constituem um monte de chavões e banalidades que não permitem perceber qual o seu pensamento relativamente ao papel que pretenderá desempenhar. Conhecido pela condução da campanha de vacinação no tempo da Covid, poucos outros feitos lhe são conhecidos. Ou seja, a grande qualidade de Gouveia e Melo é a sua capacidade de gestão logística. Mas não será isso que se espera de um militar, especialmente com a patente de Almirante? Será essa qualidade relevante para o desempenho do cargo a que se candidata? Será Gouveia e Melo mais alguma coisa do que um gestor logístico? Não sabemos. Mas sabemos que o que queremos de um Presidente da República, não é isto, é muito mais, é outra coisa: que atue como um símbolo de unidade nacional e que garanta a estabilidade e o regular funcionamento das instituições democráticas. Será que as suas recentes e precipitadas declarações nos garantem isto? Não me parece.

O Risco dos Populismos na Era do Espetáculo

Num mundo onde os poderes políticos e económicos se cruzam em confrontos públicos, assistimos a um espetáculo que mistura influência e excentricidade (Trump vs Elon Musk). Esta dinâmica, que cativa atenções como uma luta de titãs, reflete o perigo dos experiencialismos populistas. Em Portugal, onde a democracia se constrói sobre diálogo e inclusão, tais tendências podem corroer as instituições, desviando o foco das reais necessidades da sociedade. Como defensor dos valores democráticos, apelo à vigilância cívica para preservar a solidez da nossa democracia face a este circo mediático.