DNOTICIAS.PT
Comunidades Madeira

Região reforça preparação de profissionais de saúde para atender população migrante

None

Mais de 60 técnicos de saúde do Serviço de Saúde Regional (SESARAM) vão participar, nos dias 12 e 13 de Junho, em duas acções de formação dedicadas ao tema 'O Acesso dos Migrantes à Saúde e Gestão de Doentes',  numa iniciativa promovida pela Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), que irá decorrer no Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA).

A sessão de abertura, que decorre a 12 de Junho pelas 9h30, ficará a cargo de Sancho Gomes, director regional das Comunidades e Cooperação Externa, e de Graça Barros,  vice-presidente do SESARAM, enquanto a formação será ministrada por Fernanda Silva da AIMA Academy (Agência para a Integração, Migrações e Asilo). 

Estas acções de formação surgem porque a Região tem recebido, e continua a receber, imigrantes, que aqui encontram oportunidades de emprego e ficam a residir na Madeira, cenário que tem colocado vários desafios de diversa ordem Sancho Gomes, director regional das Comunidades e Cooperação Externa

"Muitas vezes os diferentes serviços deparam-se com dificuldades na interpretação desta legislação que é muito específica e complexa, daí a necessidade de formação adequada e direcionada para a sua área de intervenção, como é o caso dos técnicos de saúde", referiu Sancho Gomes.

Assim, esta formação tem dois grandes objectivos. "Por um lado pretende-se capacitar os profissionais do SESARAM com conhecimentos específicos sobre os desafios e necessidades da população migrante, contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente e mais humano", começou por explicar o director regional.

Por outro lado, "procuramos reforçar a integração, a coesão social e o respeito pelos direitos e garantias de todos os cidadãos residentes na Região Autónoma da Madeira, garantindo que os migrantes tenham um acesso justo, equitativo e eficaz ao sistema de saúde, conforme o compromisso do Governo Regional", acrescentou.

As acções de formação decorrem no auditório do CEHA a 12 e 13 de Junho, em dois blocos (das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30), à semelhança das acções de formação destinadas aos técnicos do SESARAM, promovidas em 2024 pela DRCCE em parceria com a AIMA