‘À Mesa no Castanheiro, Chef Maurício Gonçalves convida…’ está de volta com o Chef Alexandre Silva
O Castanheiro Boutique Hotel está a preparar-se para a terceira edição do ‘À Mesa no Castanheiro – Chef Maurício Gonçalves convida…’, a realizar-se no dia 26 de Julho no restaurante Tipografia. Desta vez, o Chef Maurício Gonçalves desafia o Chef Alexandre Silva a participar neste projecto!
O PROJECTO
‘À Mesa no Castanheiro, Chef Maurício Gonçalves convida’… é um projecto do Castanheiro Boutique Hotel, que procura trazer chefs nacionais reconhecidos ao Funchal com o objectivo de, a quatro mãos, criarem jantares únicos que celebram a singularidade gastronómica madeirense.
Para a preparação destes jantares, cada chef convidado é guiado por uma experiência de imersão na Ilha da Madeira, com visitas ao mercado e a produtores locais, para conhecer de perto os produtos que aqui nascem e crescem, seleccionando os ingredientes que darão origem às criações apresentadas nos menus confeccionados nesta parceria.
O restaurante Tipografia, no Castanheiro Boutique Hotel, é o palco desta iniciativa, pela qual já passaram os chefs André Cruz, Miguel Laffan, Ana Magalhães e Ljubomir Stanisic.
CHEF MAURÍCIO GONÇALVES
Natural da Ilha da Madeira, o Chef Maurício Gonçalves conta já com 20 anos de carreira, tendo formação e experiência em algumas das instituições mais prestigiadas da Região, como a Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira. Trabalhou na cozinha de diversas Quintas do grupo Charming Hotels Madeira, onde desenvolveu o seu próprio estilo gastronómico, marcado pela qualidade e pelo respeito pelos produtos naturais da sua ilha.
A formação contínua é uma parte essencial do seu percurso, tendo passado por diversas experiências com chefs de renome nacional.
Participou em várias
iniciativas com chefs internacionais, como o jantar Les Étoiles de Mougins
na Madeira, com o Chef Phillip Joannes, realizado na Quinta das Vistas, e o
Festival das Trufas, com o Chef Thomas Faudry.
Em 2015, foi convidado a integrar o novo, familiar e ambicioso projecto do Castanheiro Boutique Hotel como Chef Executivo do restaurante Tipografia, onde actualmente desenvolve o seu trabalho.
CHEF ALEXANDRE SILVA
A música foi durante muitos anos o objectivo de Alexandre Silva, que cresceu com o sonho de ser saxofonista. Até ao primeiro contacto com o mundo da restauração. O seu primeiro estágio, no Hotel Lisboa Plaza, despertou-o para a adrenalina, a intensidade e a “sintonia” do trabalho de equipa, e exerceu sobre ele um fascínio que o cativou até hoje. Terá certamente a ver com uma característica marcante de Alexandre: “uma inquietude”, a necessidade de estar sempre a fazer coisas novas para se motivar, e um dinamismo e energia natural que canaliza para a sua vida, pessoal e profissional. As cozinhas de Alexandre são território fértil de criatividade e pouca monotonia, e, por isso, tenta constantemente sair da zona de conforto – além de querer que os clientes também o façam.
Depois de estudar Cozinha,
Pastelaria e Gestão de F&B na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, e
Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia, Alexandre Silva foi
chef-executivo do restaurante Bocca, em Lisboa. Ganhou visibilidade junto do
público no programa Top Chef, da RTP, que venceu em 2012, e lhe garantiu uma
temporada no restaurante El Celler de Can Roca, em Espanha. Nesse mesmo ano,
mudou-se para o Alentejo, onde foi chef-executivo do Alentejo Marmóris Hotel
& Spa e estreitou contacto com produtores e novos produtos do campo.
Em 2013, regressa a Lisboa e, um ano mais tarde, decide criar a sua própria empresa. Abriu o espaço Alexandre Silva no Time Out Market e, em 2015, decidiu dar um passo importante: abrir o restaurante LOCO, um projecto ousado e criativo, com poucos lugares (24), que se assumia como um ‘fine-dining’ disruptivo. Aí, desenvolveu um projecto interno de I&D – Investigação e Desenvolvimento, experimentando novas técnicas, novos produtos e produzindo novas criações. Oito meses após a abertura do LOCO, conquistou a 1.ª estrela Michelin, que conserva até hoje, seis anos volvidos. Pelo caminho, ganhou várias outras distinções, como o Garfo de Ouro do Guia Boa Cama Boa Mesa do jornal Expresso (2016), Garfo de Platina (2017) e Chef do Ano (2017), da mesma entidade.
Quando o LOCO se tornou estável, sentiu ser o momento de conceber o seu novo projecto, o FOGO, que envolveu um investimento três vezes maior que o do Loco, com 60 lugares sentados, e abriu portas em Dezembro de 2019, escassos três meses antes de o mundo se fechar em casa.
Uma coisa é certa: LOCO e FOGO vão continuar a incendiar corações e a injectar um grau de loucura saudável nas experiências de quem os procura, acrescentando à vivência de cada um.
SAVE THE DATE
O Castanheiro Boutique Hotel convida todos os apreciadores de gastronomia a marcarem no calendário o próximo dia 26 de Julho para mais esta edição do À Mesa no Castanheiro, no restaurante Tipografia.
Prepare-se para uma experiência gastronómica exclusiva, onde os chefs Maurício Gonçalves e Alexandre Silva irão trazer à mesa a intensidade e criatividade que definem os seus percursos, bem como o sabor e a autenticidade dos produtos madeirenses!
Para mais informações e reservas, contacte:
(+351) 291 200 100
[email protected]
Acompanhe também as redes sociais para não perder as
novidades:
Facebook: castanheiroboutiquehotel
Instagram: castanheiro_boutique_hotel