DNOTICIAS.PT
Artigos

Porto Santo: O nosso sucesso não é segredo

Quatro anos. 1461 dias.

Desafios. Responsabilidades. Objetivos. Reveses. Sucessos. Muito se passou neste primeiro mandato do “Acredita Porto Santo” na liderança do município. É atribuída a Pitágoras a frase “Não diga pouco em muitas palavras, mas diga muito em poucas palavras”. O nosso trabalho procurou, sempre, materializar esta filosofia não só nas palavras mas, sobretudo, nos atos. Fazer muito com pouco tem sido o nosso quotidiano. Exige, de nós, astúcia, engenho, imaginação.

Assumimos as nossas funções num contexto de estagnação e incerteza. A nossa população clamava pela resolução dos efeitos de anos de falta de diálogo, de “pontes”, de compromisso. A realidade da pandemia era universal, inescapável. Os tratamentos já chegavam às pessoas, mas era preciso estar preparado para tudo o que viesse a seguir, pois tudo era, a certa altura, possível. E um pouco de tudo aconteceu.

As necessidades não se resolvem com ilusionismos de ambão. A demagogia não proporciona tetos a quem procura habitação nem cria oportunidades de trabalho. E foi ao trabalho que nós dedicámos todos os nossos momentos e as nossas capacidades. A inegável entrega desta equipa encontrou irmandade no espírito, vontade e competência dos colaboradores do Município, coração pulsante e memória viva, merecedores do nosso respeito, carinho e agradecimento.

O tempo não dá tréguas. É cómodo apenas para quem não pode ser responsabilizado pelas consequências das suas decisões.

Não foi no som e na fúria que nada significam, citando o Bardo, que encontrámos propostas e soluções para as aflições da nossa gente, mas sim nas incontáveis horas a trabalhar nos gabinetes, a planear, a preparar, a ir atrás de cada reunião, de cada possível evento, de cada oportunidade de demonstrar, dentro e fora de portas, que estamos prontos, que somos capazes, que temos mérito.

Segundo Edward Gibbons, “O nosso trabalho é a apresentação das nossas capacidades”. No recente momento eleitoral, os porto-santenses reconheceram a nossa prestação, reforçando a nossa votação. Premiaram quer as concretizações mais visíveis, como a conservação e divulgação da nossa identidade e do nosso património no âmbito da Biosfera, a projeção da nossa qualidade turística em certames como a Bolsa de Turismo e a realização de eventos culturais e desportivos que levam o nome e o charme da Ilha Dourada aos quatro cantos do Porto Santo, como também aquilo que foi feito a pensar nas necessidades individuais dos porto-santenses, como a “Casa Arrumada”, o Fundo Municipal de Emergência ou o Banco de Ajudas Técnicas, os vales que contribuem para a aquisição de material escolar pelos alunos das nossas escolas e os apoios aos estudantes universitários.

Obrigado por continuarem a acreditar.

Viva o Porto Santo!