Desporto

Árbitros madeirenses excluídos da lista europeia

None Ver Galeria

Caiu eventualmente por terra o sonho da dupla de árbitros internacionais e Olímpicos madeirenses de andebol, Duarte Santos e Ricardo Fonseca, de poderem marcar presença em 2024, nos Jogos Olímpicos de Paris, naquela que seria a terceira presença no evento mais importante a nível mundial, depois da estreia em 2016 no Rio de Janeiro e em 2021 em Tóquio.

Esta é uma das leituras que se faz, consultando a lista de duplas portuguesas indicadas pela Federação de Andebol de Portugal para a época 2023/2024 e publicada em julho último, no portal da Federação Europeia da modalidade.

Nesta lista surgem seis duplas nacionais, Daniel Martins e Roberto Martins, dupla com as insígnias EHF, Eurico Nicolau e Ivan Caçador, estes com as insígnias IHF e EHF, André Nunes e Ruben Maia também árbitros EHF e duas novas duplas. Simão Brandão e Marc Rodrigues inseridos no projecto jovem árbitro europeu, Renato Marques e André Gameiro e Sara Pinto e Flávia Santos candidatos a árbitro europeu.

Duarte Santos e Ricardo Fonseca estão na arbitragem ao mais alto nível desde 2003 e em 2006 passam para o quadro europeu onde se têm mantido.

Só no andebol masculino registe-se a presença em quatro fases finais do Campeonato do Mundo, quatro fases finais do Campeonato da Europa, para além de um número significativo de nomeações para encontros da Liga dos Campeões, além também terem dirigido encontros na final-four da Liga dos Campeões. Em 2019 foram mesmo nomeados para dirigirem na Champions e no Mundial o jogo de atribuição da medalha de bronze. Em termos nacionais saliente-se ainda o facto de durante várias épocas consecutivas na classificação final terem sido colocados como melhor dupla de Portugal.