DNOTICIAS.PT
Madeira

JPP quer saber quem vai pagar prejuízo causado por atrasos no corte de banana

None

O líder do JPP, Élvio Sousa, visitou hoje um terreno agrícola em Câmara de Lobos, onde diz ter-se deparado com "crescentes queixas dos agricultores pelos significativos atrasos no corte de banana".

“Enquanto Miguel Albuquerque anda preocupado em manter a corte principesca e o nível de despesismo sem baixar impostos, estão centenas de produtores de banana desesperados por ver o suor do seu trabalho apodrecer em cima da terra, com prejuízos de centenas de milhares de euros, sem uma palavra de esperança quer do PSD, CDS ou PAN”, criticou o parlamentar reeleito, questionando quem assumirá este prejuízo.

“O tempo da agricultura não é o tempo dos políticos. Com a saída de Humberto Vasconcelos do governo, que acabou por ser um castigo por ter escravizado milhares de agricultores durante 8 anos, há que tomar decisões rápidas, pois, as bananas não podem esperar no poio pela tomada de posse. Quem vai pagar e cobrir este prejuízo?”, perguntou Élvio Sousa.

“A perda de rendimento pelos atrasos no corte da banana, que ficam a estar até sete semanas em cima da terra, é um dos problemas com que se deparam os cerca de 3 mil agricultores que se dedicam a esta cultura", insiste o deputado do JPP.

"A entidade gestora do sector, a GESBA, cuidou da capacidade de processamento da banana, inaugurando em São Martinho uma milionária infraestrutura com capacidade para 100 toneladas diárias, mas não cuidou de arranjar equipas para fazer o corte da banana. Uma má gestão, que se preocupou em não faltar carros, viagens e despesas de representação aos gestores da GESBA, mas esqueceu os tristes dos agricultores”, acrescentou Élvio Sousa.