DNOTICIAS.PT
Madeira

"É fácil mudar comportamentos" para evitar acidentes

Vereador Bruno Pereira alertou estudantes da UMa para perigos do álcool e excesso de velocidade

None
Foto CMF

'A Condução Não é Um Jogo!' foi o tema de um debate organizado no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2023.

Realizado na Universidade da Madeira (UMa), o evento pretendeu sensibilizar a comunidade estudantil para a problemática da sinistralidade rodoviária e para a importância da adopção de comportamentos que se reflictam numa condução mais segura. 

Neste sentido, Bruno Pereira, vereador responsável pelo pelouro da Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal do Funchal, lembrou aos jovens estudantes da UMa que a velocidade e o álcool são os grandes responsáveis pelos acidentes, salientando que "é fácil mudar comportamentos", para evitar acidentes, diminuindo, assim, a sinistralidade e a mortalidade nas estradas.

Bruno Pereira destacou também o uso dos transportes públicos e o 'car-sharing' como formas de contribuir para um incremento de uma mobilidade mais sustentável.

O debate teve lugar na Sala do Senado, e a Bruno Pereira juntaram-se o Comissário da Polícia de Segurança Pública, Edgar Castro, o Diretor da UCAD – Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, Nelson Carvalho, e Gil Rodrigues, instrutor da Escola de Condução Alternativa. O gestor do Europe Direct Madeira, Marco Teles, foi o moderador.

O evento também inclui um simulacro de desencarceramento no átrio da Universidade da Madeira, efectuado pelos Bombeiros Sapadores do Funchal.

A autarquia sublinha que esta iniciativa se enquadra na estratégia que visa contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária no Funchal, onde tem sido implementadas diversas medidas de acalmia de tráfego, incluindo lombas redutoras de velocidade, semaforização de cruzamentos, zonas 30 (com limitação de velocidade a 30 km/h) e zonas de coexistência, com prioridade para a circulação pedonal em relação aos veículos automóveis.