Madeira

Jovem madeirense dá testemunho sobre 1.ª Escola de Verão numa Escola Médica em Lisboa

Quatro estudantes da Madeira participaram, de 10 a 14 de Julho, na iniciativa 'Summer Medical School: Lifestyle', fruto de uma parceria entre o Governo Regional e a nova Medical School

De 10 a 14 de Julho, quatro estudantes madeirenses tiveram a oportunidade de participar no 'Summer Medical School: Lifestyle', a primeira escola de Verão realizada numa Escola Médica.

Esta inciativa, destinada a crianças e jovens, entre os 06 e os 18 anos, decorreu na NOVA Medical School, em Lisboa, e resulta de uma parceria entre aquela faculdade e o Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil.

O 'Summer Medical School: Lifestyle' teve como objectivo "a promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em áreas como a Nutrição, Desporto, Ciência e Saúde Mental", através de um programa focado em estratégias de lifestyle, com vista a "capacitar, ensinar e educar na promoção da saúde e prevenção da doença".

Participaram neste campo de férias, as estudantes Laura Fernandes, da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche do Porto Moniz, juntamente com três estudantes da Escola Secundária Francisco Franco – as jovens Maria Barros, Joana Barros e Eva Xavier – que ao longo de uma semana, integraram um grupo de 10 jovens provenientes de várias escolas do país.

Eva Xavier partilhou com o DIÁRIO a sua experiência:

Apresentação

A jovem, de 16 anos, está no agrupamento de Ciências e Tecnologias e explica que o critério de selecção dos participantes foi a média das notas escolares:

O protocolo de colaboração entre o Governo Regional e a NOVA Medical School, envolveu responsabilidades de ambas as partes no sentido de assegurar a participação no curso de Verão, nomeadamente a inscrição, estadia, comodidade e acompanhamento integral dos estudantes. A Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil assegurou ainda o pagamento das inscrições, no valor de 200 euros cada.

Eva explica como tudo se processou:

Estadia

O compromisso assumido pelo Governo Regional no âmbito da "promoção da saúde e adopção de estilos de vida saudáveis, bem como a melhoria do nível de literacia em saúde junto da comunidade educativa" foi um dos motivos que levou ao surgimento desta parceria com a NOVA Medical School.

Enquanto escola médica, a instituição tem um papel relevante na sociedade, não só na formação de médicos e de nutricionistas, na investigação e na transferência de conhecimento, como na extensão à comunidade, com acções que possam ter impacto no ecossistema de saúde.

Não faltaram, pois, actividades para que as estudantes madeirenses pudessem aprender mais sobre saúde e lifestyle, mas também para partilhar diferentes experiências:

Actividades
Experiências

Para Eva Xavier a escola de Verão serviu também para tirar algumas dúvidas sobre o seu futuro académico:

Futuro académico

Questionada sobre a utilidade deste tipo de iniciativas, Eva não tem dúvidas de que são uma "mais-valia":

"Mais-valia"