Madeira

Há 16 anos era anunciado o perdão da dívida a clubes regional

Consulte connosco as edições de 2007 e de 1993, neste 'Canal Memória'

None

Foi em 2007 que o Governo Regional decidiu perdoar a dívida de Nacional, Marítimo e União à Segurança Social. No total, falamos de cerca de 280 mil euros.

Tal como o DIÁRIO deu conta na edição impressa de 3 de Agosto, esses três clubes haviam contraído dívidas à Segurança Social por falta de pagamento de 16 prestações, que supostamente diziam respeito ao pagamento de juros. O Conselho de Governo decidiu perdoar.

A partir desse momento, dado o perdão, ficava acordado que os clubes não podiam voltar a faltar com os sesi compromissos para com a Segurança Social.

“Dos três clubes em causa o Marítimo era quem tinha maior dívida ao fisco, 1,1 milhões de euros,  pelo que as 16 prestações agora perdoadas rondarão os 147 mil euros”, escrevia o DIÁRIO. Seguia-se o União com perdão de cerca de 75 mil euros e o Nacional com 57 mil euros.

Um dos argumentos utilizados pelo executivo madeirense para esta ‘benesse’ era o facto de ajudar os clubes no fomento da prática desportiva.

Mau cheiro das piscinas da Matur

Ainda em 2007, a Câmara Municipal de Machico notificou os responsáveis pelas piscinas da Matur, em Água de Pena, para proceder ao seu esvaziamento.

Em causa estava o mau cheiro que muitos vizinhos diziam sentir, o que potenciava também o aparecimento de mosquitos.

A verdade é que, ainda hoje, apesar de a piscina estar vazia e esse problema parecer estar resolvido, o local continua ao abandono, conspurcado, com vidros partidos e sem qualquer tipo de aproveitamento.

Princesa Stephanie fintou comunicação social

Em 1993, tal como o DIÁRIO recordou recentemente, a princesa Stephanie do Mónaco viajou até à Madeira a convite do Rali Vinho da Madeira. Apesar disso, vária imprensa deu conta de que a sua vinda não foi pacífica, aliás, diziam mesmo que a monarca tinha vindo contrariada.

A verdade é que o seu programa oficial sofreu várias reviravoltas, ao que tudo indica, para ‘fintar’ a comunicação social. No entanto, na edição de 3 de Agosto, o nosso matutino mostrava as fotografias captadas pela lente do fotojornalista Rui Marote, que mostravam a princesa a passear-se com o filho Louis nos jardins do hotel Reids, onde se encontrava hospedade.

Antes, foi passear até ao Cabo Girão e à Vila de Câmara de Lobos, enquanto o marido, Daniel Ducret, se preparava para competir no Rali Vinho da Madeira. Para isso, fez várias passagens pelas estradas que faziam parte da competição.