Regionais 2023 Madeira

IL defende maior autonomia curricular para as escolas da Madeira

None

A Iniciativa Liberal (IL) Madeira reuniu com a Associação Nacional de Professores – Secção da Madeira (ANP Madeira) no âmbito das iniciativas que estão a ser organizadas no caminho rumo às Eleições Regionais. Defende maior autonomia curricular para as escolas e que a "educação deverá ser vista sempre como o grande elevador social".

Nesta reunião, a ANP apresentou os seus pontos de vista sobre o estado da Educação Regional e o que tem levado junto da Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia. 

A IL apresentou várias propostas do seu programa para a área da Educação que visam promover uma maior autonomia pedagógica, administrativa e financeira das escolas, juntamente com a liberdade de escolha das famílias, para promover pluralismo e qualidade na educação.

"Uma das propostas é dotar as escolas com maior autonomia curricular, permitindo que estas se especializem em determinadas áreas e apliquem métodos pedagógicos que ajudem a melhorar e a complementar a formação educacional. Esta autonomia estaria vinculada à responsabilização das escolas" Carla Chatterly, N.º 2 Lista Iniciativa Liberal Madeira às Eleições Regionais

A IL Considera importante "priorizar a política educativa e promover a coordenação, implementação e supervisão dos projetos pedagógicos das escolas, fortalecendo os órgãos de gestão das escolas e transformando-as em centros comunitários acessíveis a todos, maximizando o uso das instalações escolares para atividades sociais e culturais".

Sobre a mesa desta reunião foi abordada a necessidade de reformas profundas na Secretaria da Educação, visando uma estrutura simplificada, descentralizada e profissionalizada. 

"Informámos a ANP das boas propostas de introdução de avaliações de diagnóstico para identificar alunos em risco e a garantia de liberdade de escolha de escola, com o objectivo de fortalecer a democracia educacional e garantir um sistema mais eficiente, transparente e responsável", refere Carla Chatterly.

A proposta de inclusão de disciplinas como cidadania e literacia financeira, bem como a modernização dos laboratórios de tecnologia, ciência e arte nas escolas, foram outros temas tratados no encontro.

Outra proposta da Iniciativa Liberal é transformar o ensino técnico-profissional numa opção de alta qualidade, "por meio de projectos práticos e com colaboração com a comunidade envolvente, autarquias e empresas, que busquem assegurar a sustentabilidade financeira desse tipo de ensino, com um modelo de financiamento adequado, envolvendo o setor privado e recursos do Fundo Social Europeu".