Madeira

16 candidaturas aprovadas nos apoios Municipais ‘Alavancar’ e ‘Abrir Funchal’

None Ver Galeria

Foram aprovadas 16 candidaturas aos apoios municipais 'Alavancar' e 'Abrir Funchal', que vão beneficiar de um montante superior 91 mil euros até ao final do corrente ano.

As 15 candidaturas do apoio municipal ao ‘Alavancar’, têm um valor aproximado de 88.000 euros e uma candidatura ao ‘Abrir Funchal’, no montante de 3.600 euros.

A Directora de Departamento de Economia, Turismo e Mercados, Isabel Brazão afirma que "é com agrado que a Câmara Municipal do Funchal assina os termos de autentificação dos vossos apoios".

Esta é uma estratégia desde executivo liderado pelo Dr. Pedro Calado, em apoiar e dinamizar o comércio do Funchal. Nós (executivo) queremos uma cidade mais dinâmica, com outro pujança e de facto o executivo a pensar nisso, disponibiliza estes apoios, majorando também os estabelecimentos que abram as suas portas aos sábados e domingos.  Isabel Brazão, Directora de Departamento de Economia, Turismo e Mercados

Nesta iniciativa de apoios municipais o executivo reforçou em 20%, sendo este ano uma verba de 600 mil euros, que se encontra disponibilizada a todos até 31 de Dezembro do corrente ano, "até eventualmente a verba se esgotar" reforçou Isabel Brazão. A candidatura pode ser feita junto do 'site' funchal.pt.

Aprovamos um regulamento que determina objectivamente aquilo que terá que ser cumprido da vossa parte (empresários), para instruir devidamente as candidaturas, a partir do momento que são enviadas rapidamente são analisadas e aprovadas Isabel Brazão

Cristina Pedra, vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal agradece as candidaturas feitas pelos empresários ao "fundo perdido entre 60% a 80% que a Câmara Municipal disponibiliza", referiu a autarca.

O apoio municipal 'Alavancar' destina-se ao comércio, restauração e serviços, tendo por objetivo promover a modernização da economia local e melhorar a capacidade competitiva das micro e pequenas empresas do Município, através da concessão de um apoio financeiro que pode cobrir 60% das despesas elegíveis, até ao limite de 10.000,00 euros Cristina Pedra, vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal

Caso estes candidatos abram os seus estabelecimentos 6 dias por semana terão 70% a fundo perdido, caso sejam 7 dias por semana será 80% a fundo perdido. Das 16 candidaturas que assinaram hoje os termos de aceitação, 47% abrem 6 dias por semana e 20% abre 7 dias por semana, o que significa que "deste público das candidaturas agora celebradas perfazem quase 90 mil euros a fundo perdido", afirmou a autarca.

O "Abrir Funchal", tem como finalidade facilitar a abertura de novos estabelecimentos comerciais nas áreas do comércio, restauração e serviços. Este apoio tem dois eixos cumulativos: a comparticipação de 60% do valor da renda mensal do espaço comercial, restaurante ou escritório, até ao limite de 600 euros por mês, com duração máxima de 6 meses consecutivos e até 3.600 euros. Cristina Pedra

No ano passado a Câmara levou 4,6 dias a colocar na conta bancária dos empresários o valor do subsídio a fundo perdido, ou seja, com a aceitação do termo de responsabilidade e de candidatura, "assim que apresentarem as despesas junto do balcão do investidor a verba estará imediatamente comprometida apenas aos empresários e imediatamente será paga e transferida para a conta bancária dos respectivos", esclareceu Cristina Pedra. 

Estas empresas hoje representadas têm duas dezenas de trabalhadores, com um volume de negócios que não ultrapassa os 75 mil euros Cristina Pedra

A cerimónia de assinatura dos termos de aceitação das candidaturas aprovadas aos apoios Municipais, decorreu esta tarde no Salão Nobre da CMF.