Patrocinado UNIKSEO

Quais as marcas de carros mais vendidas em Portugal?

None

O carro continua a ser o meio de transporte preferido dos portugueses. Mas qual será a marca que mais vende em Portugal?
A marca de automóveis que mais vendeu no nosso país em 2022 foi (rufam os tambores), a Peugeot!
De acordo com os dados da ACAP (Associação Automóvel de Portugal), a marca francesa, fundada por Armand Peugeot no longínquo ano de 1810, lidera o ranking das marcas que mais automóveis vendeu em Portugal no ano passado, tendo um total de 16.828 unidades matriculadas.
Menos 4,4% do que registado no final de 2021; o que está ligado à inflação e consequente perda de poder de compra por parte dos consumidores.
Esta notícia acaba por ser uma evolução na continuidade, já que, em 2021, a Peugeot tinha posto um ponto final em 23 anos de domínio deste ranking por parte da sua congénere Renault.
Por falar em Renault, a marca do “diamante” ocupou o segundo lugar do ranking com 12.841 veículos, menos 16,8% do que em 2021.
Depois de perder o primeiro lugar, a Renault esteve, em 2022, perto de perder também o segundo lugar do pódio.
Já que a alemã Mercedes-Benz se aproximou “perigosamente” com 12.055 unidades vendidas e que, em claro contraciclo com a restante indústria automóvel, registou um aumento nas vendas de 5,9% face ao ano transacto.
Nota: a vantagem da Renault em 2021 para a Mercedes-Benz cifrava-se em 4 mil unidades, enquanto no ano passado essa diferença diminuiu para menos de 800 unidades.

Às portas do pódio encontramos a romeno-francesa, Dacia, que, com um incrível crescimento de 74,4% face a 2021, alcançou o quarto lugar (subida de sete lugares em comparação com 2021) com um recorde para a empresa de 10.157 unidades vendidas.
Nas posições imediatas vêm a BMW com 9.695 carros vendidos (-13,9%) e um lugar perdido face a 2021, a Toyota com 9.025 unidades vendidas (+14,3%) e a Citroën com 9. 015 unidades e um aumento de vendas na ordem dos 4,3%.
A fechar o top 10 das marcas de carros mais vendidas em Portugal no ano de 2022 está a Volkswagen, com cerca de 8.500 unidades vendidas e um crescimento de 13% face a 2021.
A Hyundai, com 7.263 veículos e uma queda de 4,6%, e, em 10º lugar, a italiana Fiat, marca que volta a constar da lista dos dez primeiros lugares com 6.655 veículos vendidos, mais 33,6% do que aquilo que tinha registado no ano anterior.
Antes de lhe darmos a conhecer os que modelos que fizeram mais furor no último ano, consideramos que seria interessante deixar uma nota final sobre os carros eléctricos, já que o ranking viu a Tesla entrar, pela primeira vez, no top 20 das marcas que mais vendas realizaram em Portugal.
Com um recorde de 2.616 unidades vendidas (+73,5% do que em 2021),a marca detida pelo excêntrico Elon Musk ficou com o 18º lugar.

O Peugeot 2008 continua na liderança

Líder nas marcas que mais vendem e, pelo segundo ano consecutivo, líder no modelo mais comercializado. À semelhança de 2021, o Peugeot 2008 manteve o primeiro lugar com 6001 unidades vendidas em 2022, menos 403 veículos do que no ano anterior.
Se, até 2021, o icónico Renault Clio liderava; no ano passado acabou por cair para o quarto lugar sendo ultrapassado pelo Peugeot 208 (3º lugar) e pelo inesperado Dacia Sandero que, com 5054 unidades vendidas saltou do sétimo para o segundo lugar do pódio contribuindo de forma decisiva para as vendas totais da marca em 2022.
Fora do pódio encontramos em quarto lugar o Renault Captur com 4722 unidades vendidas tornando-se, deste modo, o modelo Renault mais vendido, já que o Renault Clio só aparece no 5º lugar com 4175 unidades vendidas no ano passado.
Entre carros novos, a tendência durante 2022 foi, como já referimos, de quebra.
A guerra na Ucrânia e a consequente disrupção da cadeia de fornecimento levou a que algumas cadeias de produção acabassem por ver a sua capacidade de produção diminuída.
A inflação galopante, o aumento das taxas de juro e a perda de rendimentos acabaram por criar a tempestade perfeita que se consubstanciou numa diminuição do número de automóveis vendidos.
Apesar, ou devido, a estes factores, a procura por carros usados, mais baratos por natureza, continua a afirmar-se como uma excelente alternativa à compra de um carro novo.
De forma fácil e rápida, quem procura adquirir um carro usado em excelentes condições e sem surpresas de última hora encontra no site do Pisca Pisca.
Um stand virtual que, através dos seus stands físicos parceiros, oferece a quem quer comprar carros usados, uma vasta e diversificada gama de automóveis para todos os gostos, necessidades, tipo de combustível, idade e, sobretudo, a preços competitivos sempre com certificação e garantia.
Aliás, como nota de rodapé, o stand virtual Pisca Pisca foi eleito pelos consumidores marca 5 Estrelas na categoria de “Plataforma de Classificados-Automóveis” tendo-se destacado nos critérios preço/qualidade, “inovação” e “intenção de recomendação”.