5 Sentidos

Festival de Arte e Pesca com muita animação e documentário inédito

None

Está tudo pronto para o arranque do Festival de Arte e Pesca. O evento cultural terá lugar a partir do próximo dia 30 no passeio marítimo de Machico.

O cartaz contará, a exemplo de anos anteriores, com muita animação, tendo a organização optado por convidar bandas regionais, como forma de promoção dos nossos artistas, entre as quais está Vânia Fernandes, Cristina Barbosa ou Live Brisk. 

Ao longo de três dias será possível degustar as iguarias ligadas ao mar, nomeadamente os pratos típicos como o atum, o gaiado seco, os chicharros entre outros sabores. 

Os stands estarão por conta de cinco associações, “como forma de apoio para o desenvolvimento das suas actividades, nomeadamente a Banda municipal de Machico, Centro Cívico da Ribeira seca, Associação Desportiva de Machico, Grupo de Folclore de Machico e Associação Desportiva do Caramanchão. Teremos entidades presentes através de um stand, nomeadamente a Direção Regional das Pescas, Coopesca e algumas empresas ligadas às actividades marítimas”, adianta o presidente da Junta de Freguesia de Machico a quem cabe a organização da iniciativa. 

Em relação à promoção arte local, Alberto Olim revela que “está previsto pela primeira vez a exibição de um documentário relacionado com a construção naval, actividade que marcou forte presença na freguesia de Machico até o final da década de 90.

Este documentário é da autoria de Hugo Olim, foi filmado entre 2009 e 2010, mas com edição de 2023. O documentário, com cerca de 55 minutos, será apresentado numa sessão ao ar livre a decorrer na promenade de Machico, no dia 30 de Junho, às 21h30.

“Nem Todo o Peixe Morre Pela Boca, Nem Todo o Barco Afunda no Mar”, é o título do trabalho realizado sobre os últimos dias de faina da traineira “Lola”, uma embarcação dedicada à pesca da ruama, que foi abatida em 2010.