Madeira

Jovens mais consciencializados para as questões ambientais

390 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico da Região participaram na 5. edição do suplemento ‘A TUA VEZ é verde’

O Centro Comercial La Vie Funchal acolheu a entrega de prémios aos vencedores dos concursos Semente Criativa, Prémio VERde e Mente Criativa
O Centro Comercial La Vie Funchal acolheu a entrega de prémios aos vencedores dos concursos Semente Criativa, Prémio VERde e Mente Criativa, Foto Miguel Espada / ASPRESS

Foi com ‘casa cheia’ que o centro comercial La Vie Funchal acolheu esta sexta-feira, 16 de Junho, a cerimónia de encerramento e entrega de prémios do suplemento educativo ‘A TUA VEZ é verde’.

A 5.ª edição da revista mensal publicada pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia no matutino DIÁRIO de Notícias da Madeira contou com a participação de 390 alunos de 27 escolas do 3. ciclo do Ensino Básico da Região Autónoma da Madeira.

Entre Março e Junho foram publicadas quatro exemplares de 12 páginas dedicadas aos temas 'Mar', 'Floresta', 'Biodiversidade' e 'Clima', que contemplaram entrevistas, reportagens, artigos de opinião, fotografias, desenhos, ilustrações, eventos e projectos relacionados com o ambiente desenvolvidos pelos alunos.

O balanço “só poderia ser muito positivo”, apontam, ao DIÁRIO, o tutelar da pasta da Educação, Jorge Carvalho, e a directora de serviços da Secretaria regional de Educação, Luísa Spínola, responsáveis que afirmam que os alunos estão mais consciencializados para as questões ambientais.

Os jovens mais do que os adultos pensam realmente nos problemas ambientais. É com muito agrado que eu vejo que o verde continua a ser a cor da esperança porque estes miúdos de tenra idade conseguem ter atitudes mais positivas para o ambiente do que os próprios pais, são eles que estão a ensinar os pais a preservar e a cuidar daquilo que será a casa deles. Luísa Spínola 

O governante madeirense Jorge Carvalho destaca "a adesão das escolas, a participação dos alunos, a qualidade dos trabalhos que foram apresentados e acima de tudo a dimensão e o impacto do projecto". 

Continuamos neste ciclo de que os alunos é que levam para as famílias e para a comunidade os bons comportamentos. Este projecto é mais um exemplo de que a sensibilização, o conhecimento, as preocupações que os nossos alunos demonstram relativamente à preservação do ambiente, às questões associadas às alterações climáticas, são dimensões que depois têm reflexo também no quotidiano das famílias e da comunidade em geral Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia 

Além do tutelar da pasta da Educação, a cerimónia de entrega de prémios dos concursos Semente Criativa, Prémio VERde e Mente Criativa contou com a presença de diversos alunos do 3.º ciclo, elementos das Direcções Executivas das Escolas participantes e docentes. As distinções do 'A TUA VEZ é verde', - compostas por vouchers de compras com o patrocínio do La Vie Funchal -, foram entregues pelas mãos do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, do director-geral Editorial da EDN e director do DIÁRIO, Ricardo Miguel Oliveira, do director-geral retail da Widerproperty, João Xavier, da chefe de divisão de Formação do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Isabel Freitas.

Durante a sua intervenção, o representante da empresa gestora do La Vie Funchal sublinhou a compreensão dos alunos sobre o meio ambiente e as questões envolventes, lançando um apelo às novas gerações: "Ajudem por favor os vossos pais a terem essa consciencialização. Vocês são efectivamente os melhores formadores". 

Ricardo Miguel Oliveira, responsável pelo matutino centenário da Madeira, regozijou-se com a "confiança depositada" pelo Governo Regional no DIÁRIO, focando a importância de todos os sectores estarem unidos para a causa ambiental: "Nas grandes lutas que temos pela frente não vale a pena insistirmos em correr sozinhos, convém andarmos todos de mãos dadas e com a consciência bem definida de que ninguém fará pelo mundo aquilo que nos compete".

O também jornalista garantiu, por fim, que a Empresa Diário de Notícias "tudo fará para que haja uma migração natural para o digital", assegurando uma diminuição do uso do papel e, consequentemente, do abate de árvores.