Madeira

Entre 6 a 7 mil pessoas deverão passar pela Festa dos Compadres

Município de Santana investe cerca de 100 mil euros no seu principal cartaz que decorre ao longo deste fim-de-semana

Foto Arquivo
Foto Arquivo

Hoje é sábado, 11 de Fevereiro, 42.º dia do ano, Dia Europeu do 112, Dia da Cruz Vermelha Portuguesa, Dia Mundial do Doente ou Dia Mundial do Enfermo e Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. Faltam 323 dias para o final de 2023.

A festa mais famosa de Santana até começou na quinta-feira, com o Dia das Comadres, mas será este fim-de-semana que muita gente deverá deslocar-se até ao Norte para acompanhar de perto aquela que é ainda uma das grandes tradições do mês de Fevereiro na Madeira e que marca o arranque das festividades carnavalescas no arquipélago.

Élia Gouveia, vereadora com o pelouro da Cultura no Município de Santana, deposita ao DIÁRIO grandes expectativas relativamente à edição de 2023 deste evento depois da pandemia ter estragado, por duas ocasiões, os planos da autarquia.

Será muito visitado pela população em geral, porque após dois anos sem a Festa dos Compadres, um cartaz tão característico e tão tradicional de Santana e da Madeira, leva-me a crer que será mais um ano de enchente, sobretudo para assistir ao cortejo e à sentença dos compadres, no domingo. Élia Gouveia

A autarca espera pela visita de aproximadamente “seis a sete mil pessoas” tendo por base o número de excursões programadas, admitindo que a estimativa não é fácil, uma vez que o evento se realiza ao ar livre e estará sempre condicionado pelas condições meteorológicas.

O dia de hoje que reserva em termos de animação musical um vasto leque de artistas a partir das 18h30 com Pedro Garcia, Álvaro Florença, a cabeça-de-cartaz Rebeca e ainda DJ Sil a compor um cartaz sonoro que se estende até às 6 horas da madrugada com direito a discoteca ao ar livre. Pelo meio haverá ainda a actuação do grupo humorístico 4 Litro.

Cantora Rebeca é cabeça de cartaz na Festa dos Compadres | Diário das Freguesias

A cantora Rebeca, no sábado, dia 11 de Fevereiro, e o Julgamento/Sentença dos Compadres, após os cortejos Folião e Etnográfico, no domingo, dia 12, são os […]

A publicidade do evento nas unidades hoteleiras do Funchal também ajuda e isso faz com que também depois o turista tenha opção de vir até cá. A nível de alojamento penso que também está bem composto para este fim-de-semana. Élia Gouveia

Questionada se este é um cartaz centrado num público menos jovem, Élia Gouveia não concorda com a ideia e aponta à programação deste sábado como um exemplo prático de que o Município aposta num cartaz “abrangente, muito diversificado e que consegue chegar a vários grupos etários” fruto de um investimento "100% camarário" que ronda praticamente o mesmo número em milhares de euros.

Quero crer que os mais jovens se interessam cada vez por esta cultura tradicional, portanto, eu acho que os pais começam a trazer as crianças para que fiquem com o gosto de também visitar um evento desta natureza. Leva-me a crer que isto vai dos 8 aos 80 anos e é sobretudo para isso que também queremos e estamos a trabalhar, para que não haja aqui 'discriminação' a nível etário, que seja mesmo para toda a gente. Tanto que temos a participação de aproximadamente 800 alunos das várias escolas, com crianças desde a creche até ao ensino secundário. Élia Gouveia

Quem fica também a ganhar é o comércio local, mesmo que tenham sido leiloados 25 espaços de venda ambulante só para marcarem presença, este fim-de-semana, no certame.

"A nível de restauração, sim, os restaurantes estão sempre muito bem 'recheados' nestes dias e nota-se uma movimentação grande que no domingo será ainda muito maior. Às vezes os empresários ficam até um bocadinho aflitos com o trabalho que têm, mas obviamente satisfeitos com estas circunstâncias", nota.

Para este domingo está marcado o cortejo etnográfico, seguindo-se o julgamento e sentença dos compadres. Pode seguir a transmissão no canal Na Minha Terra.

O que marca a agenda deste sábado

Política

Pedro Fino, realiza uma visita ao Bairro da Nazaré, no âmbito das últimas intervenções que decorreram no conjunto habitacional para melhoria das condições dos habitantes. Será pelas 10 horas.

Quanto o relógio assinalar 10h30, PS e JPP desenvolvem iniciativas políticas numa e noutra extremidade da ilha. Os socialistas, pela voz de Tânia Freitas, vão dar uma conferência de imprensa em frente ao Centro de Saúde de Santana, enquanto o deputado do Juntos Pelo Povo, Rafael Nunes, vai até à freguesia dos Canhas.

Já o PCP aborda o tema dos parques de estacionamento pagos que tanto tem dado que falar no concelho de Santa Cruz. Os comunistas planeiam falar à comunicação social às 11h30 junto ao Hotel Vila Galé.

Igualmente no mesmo concelho, e mesmo não se tratando de uma iniciativa política, José Manuel Rodrigues e Pedro Ramos participam, pelas 15 horas, na celebração eucarística que assinala o Dia Mundial do Doente, presidida pelo Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, na Igreja Matriz de Santa Cruz.

Conferências/Espectáculos

Logo pela manhã há duas oficinas. Uma de escrita para teatro na Biblioteca Municipal do Funchal (10h00) e outra criativa com Bordado Madeira que se desenvolve no Atelier do Museu Etnográfico da Madeira (10h15). Ambas terminam às 13 horas.

Para os verdadeiros apreciadores do néctar de Baco, o I Encontro Vinhos e Espirituosos arranca este sábado no Colégio dos Jesuítas. Das 11h00 às 13h00 o espaço fica reservado para profissionais de restauração e hotelaria, enquanto o acesso ao público em geral poderá ser feito entre as 15h00 e as 19h00.

Ainda antes do almoço (11h30) há concerto das Ninfas do Atlântico no Piso 0 do MadeiraShopping.

Tal como o Encontro de Vinhos e Espirituosos, que se realiza pela primeira vez, realiza-se a primeira Tertúlia da Academia do Fado de Coimbra na Madeira, no Hotel Dorisol, pelas 15 horas. É na unidade hoteleira que se vai falar sobre o madeirense Edmundo Bettencourt, nome maior do canto e da poesia do Fado de Coimbra. Depois há serenata com os grupos de Fado de Coimbra, a saber: Grupo Madeirense de Fados de Coimbra, Grupo Alma do Atlântico e Grupo FATUM (Universidade da Madeira).

Nota de destaque também para uma iniciativa com o selo TEDxYouthFunchal cujo tema a abordar será 'Voa Miúdo', na Discoteca Vespas, entre as 14 e as 18 horas.

Projecto 'ÁGUA', de Maria João Gouveia no Museu de Arte Contemporânea da Madeira (MUDAS) às 17 horas; Concerto com MADEIRA CAMERATA na Assembleia Legislativa da Madeira pelas 18 horas e III Encontro de Tunas Académicas no Fórum Machico (21 horas) são outras propostas.

Desporto

Em dois pavilhões distintos tem muito para ver. O CAB mede forças com o Lusitânia às 16 horas, na Nazaré, enquanto no Pavilhão do Funchal há o Madeira SAD contra Atlético Guardés, em femininos, jogo alusivo à 1.ª mão dos quartos-de-final da EHF European Cup. A partida tem início às 17 horas.

Atlético Guardés já está na Madeira

O Mecalia Atlético Guardés já está na Madeira. As espanholas vão amanhã frente ao Madeira Andebol SAD disputar, a partir das 17 horas, no Pavilhão do Funchal, a 1.ª mão dos quartos de final da EHF European Cup. 

Já no Centro de Padel e Lazer decorre a entrega de prémios, entre as 19 e as 20 horas, da 1ª etapa da Edição Atlântico Padel Tour, um evento com assinatura DIÁRIO.

O que já aconteceu neste dia?

Este dia do ano 660 a.C. é apontado como o da fundação do império japonês.

Em 1865 surgia a Cruz Vermelha Portuguesa.

Em 1888 era inaugurado o Teatro Avenida, em Lisboa.

Em 1929 era assinado o Tratado de Latrão, pelo qual a Itália reconhecia a soberania do Papa na Cidade do Vaticano.

Em 1945 os líderes norte-americano, britânico e soviético, respetivamente Franklin Roosevelt, Winston Churchill e José Estaline, terminavam a reunião de Yalta, que definiu o mapa do mundo após a II Guerra Mundial.

Em 1989, a norte-americana Barbara Harris, sacerdotisa de Filadélfia, tornava-se na primeira mulher bispo da Igreja Protestante.

Em 1990 Nelson Mandela, 71 anos, dirigente histórico do ANC, preso durante 27, era libertado da prisão de Victor Verster, nos arredores da Cidade do Cabo, África do Sul.

Em 1993 a Índia autorizava a Portugal a abrir um consulado em Goa.

Em 1999 o presidente Habibe da Indonésia admitia conceder a independência a Timor-Leste, até ao ano seguinte.

Em 2006, os ministros do G8 apoiavam a decisão do Fundo Monetário Internacional sobre o perdão da dívida aos 19 países mais pobres.

Em 2007, o 'Sim' vence o referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, com 59,25% dos votos, contra 40,75% do 'Não'. Abstenção atinge os 56,39%.

Em 2010, um par de sapatos gigantes, feitos de panelas portuguesas de aço inoxidável, numa escultura com o título "Marilyn", da artista plástica Joana Vasconcelos, era arrematado em leilão, em Londres, por 573.964 mil euros, mais do que triplicando a estimativa.

Em 2013, o Papa Bento XVI anunciava a resignação a partir do dia 28 de Fevereiro num discurso em latim durante um consistório no Vaticano.

Em 2015, o ex-comandante do navio de cruzeiro italiano 'Costa Concordia' Francesco Schettino era condenado a 16 anos de prisão no julgamento em que estava acusado de homicídio múltiplo e abandono de navio.

Em 2020, uma das obras mais relevantes da pintora portuguesa Maria Helena Vieira da Silva, criada durante o exílio no Brasil devido à Segunda Guerra Mundial, era leiloada em Londres por 1,9 milhões de euros.

Morria, aos 90 anos, Miguel Araújo, antigo diretor de programas da RTP, um dos pioneiros da Rádio e Televisão Portuguesas, comendador da Ordem do Mérito Civil de Espanha e Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul do Brasil.

Em 2021, morria, aos 100 anos, João Manuel Pina, com o nome artístico Joel Pina, músico, acompanhou Amália Rodrigues desde 1966 até à morte da fadista. Em 2005 recebeu o Prémio Amália Rodrigues, distinguindo-o como "o Melhor Viola-Baixo".