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Madeira

Cada sala do futuro corresponde a um investimento aproximado de 30 mil euros

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Foto DR

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, pelas 10 horas, a sala do futuro da escola básica e secundária D. Lucinda Andrade, em São Vicente.

A escola básica e secundária de São Vicente tem como presidente do Conselho Executivo o professor Bento Silva e como vice-presidentes Rodrigo Trancoso e Georgina Ramos. Tem, neste ano letivo, 322 alunos, 71 professores e 43 não docentes.

Esta sala do futuro a visitar é uma das 29 existentes nas escolas básicas e secundárias da Região, que não as do primeiro ciclo. Atualmente todas as escolas públicas, desde o segundo ciclo ao secundário e incluindo ainda as duas escolas profissionais, estão dotadas de salas de Ambientes Inovadores de Aprendizagem (vulgo salas do futuro), que asseguram a alunos e professores abordagens dinâmicas no acesso ao conhecimento. Cada escola acaba por ter projetos específicos.

De acordo com a nota informativa do GR, as salas do futuro das escolas da Região são compostas por painel interativo; impressora 3D; kits de ciências, de electrónica, de programação e de robótica; material de imagem, som e vídeo para produção de conteúdos, para além de mobiliário Flexível e adequado a atividades praticas e inovadoras; Painel Interativo; Impressora 3D; Kits de ciências, electrónica, programação e robótica; Material de imagem, som e vídeo, para produção de conteúdos.

Cada sala do futuro corresponde a um investimento aproximado de 30 mil euros, refere o Governo.

Com o intuito de promover uma mudança paradigmática na educação, estes espaços pretendem contribuir para o ponto de viragem rumo à inovação pedagógica. O seu design flexível e o conjunto de tecnologias disponíveis, possibilitam abordagens dinâmicas no acesso ao conhecimento, envolvendo os estudantes numa aprendizagem que se deseja mais próxima dos seus interesses e necessidades.

Trata-se, enfim, de um laboratório de aprendizagem que conta com diversos equipamentos e tecnologias, onde alunos e professores assumirão diferentes papéis ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.