DNOTICIAS.PT
Madeira

Governo disponibiliza seguro de colheitas aos bananicultores afectados pelo mau tempo

Produtores de banana com prejuízos deverão deslocar-se ao novo Centro de Processamento de Banana em São Martinho ou às instalações da GESBA na Ponta do Sol para apresentarem a sua candidatura

None

Conforme noticiou o DIÁRIO, o Governo Regional da Madeira, através da GESBA, vai disponibilizar o seguro de colheitas aos produtores de banana afectados pelo mau tempo que se fez sentir no último fim-de-semana.

Para tal, e de acordo com as instruções tornadas hoje públicas pelo executivo, "os agricultores deverão dirigir-se ao novo Centro de Processamento da Banana em São Martinho ou às instalações da GESBA na Ponta do Sol até o dia 31 de Outubro para comunicarem os prejuízos verificados nas suas parcelas".

De acordo com o administrador da GESBA, Artur Lima, citado em nota de imprensa, "o seguro de colheitas constitui uma medida que se insere no pacote de iniciativas que visam, em primeiro lugar proteger o agricultor, mas também estimular a agricultura, a economia e o reforço das margens de lucro daqueles que trabalham e tiram sustento da terra".

A GESBA visa garantir assim a produção de cerca de 2.900 bananicultores da Região Autónoma da Madeira, "permitindo que estes tenham as suas produções asseguradas contra intempéries, nomeadamente chuva forte, ventos fortes, granizo ou incêndio".

Após o dia 31 de Outubro, na posse de todas as participações dos produtores de banana, a GESBA irá submete-las "de imediato" à seguradora, seguindo-se o contacto com o produtor, agendando e realizando a peritagem.

A mesma nota ressalva que "a atribuição da indemnização é condicionada à verificação, por segurado, das perdas acumuladas (as perdas de vários sinistros são cumulativas), durante o período de 1 de Setembro a 31 de Agosto do ano seguinte) e que destruam pelo menos 20% da produção anual média de um agricultor".