DNOTICIAS.PT
None
Explicador Madeira

6,4% da população da Madeira vacinou-se este ano contra a gripe

Campanha de vacinação sazonal teve início a 25 de Setembro

Foram administradas este ano, entre 25 de Setembro e 21 de Outubro, na Região Autónoma da Madeira, 16.294 vacinas contra a gripe. O número representa 6,4% da população madeirense. 

De acordo com o boletim de vacinação sazonal para 2023/24 divulgado hoje pela Direcção Regional da Saúde, a maioria (13.363) das inoculações foram administradas em centros de saúde, 13.856 (15%) a pessoas com mais de 55 anos e 8.303 a doentes crónicos.

Onde e como ter acesso à campanha de vacinação sazonal para o Outono/Inverno de 2023/24?

O Serviço Regional de Saúde, através da Direcção Regional da Saúde, promove uma campanha de vacinação gratuita contra a gripe com o objectivo de garantir maior protecção das populações mais vulneráveis e mitigar o impacto da gripe na sociedade.

A administração gratuita da vacina contra a gripe é realizada nos Centros de Saúde da Região, sendo necessária uma declaração médica para o efeito, que confirme a inclusão nos grupos de risco. A população que não faz parte dos grupos de risco, mas cuja vacinação é recomendada, pode comprar a vacina nas farmácias comunitárias com receita médica, beneficiando de uma comparticipação. 

A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para vários grupos, sendo gratuita no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira para: Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos; Grávidas; Residentes em instituições, incluindo Estruturas Residenciais para Pessoas ldosas, Lares de Apoio, Lares Residenciais e Centros de Acolhimento temporário; Utentes apoiados no domicílio por equipas de saúde ou serviços de apoio domiciliário da área social; Doentes na Rede de Cuidados Continuados Integrados da Região Autónoma da Madeira (REDE); Residentes ou internados em instituições prestadoras de cuidados de saúde, que apresentem doenças crónicas ou condições para as quais se recomenda a vacina; Reclusos em estabelecimentos prisionais; Pessoas, com idade superior a 6 meses, que apresentem doenças crónicas respiratórias, cardiovasculares, renais, hepáticas, neuromusculares, hematológicas, imunitárias, metabólicas e genéticas; Coabitantes de pessoas consideradas no ponto anterior, quando estas não possam ser vacinadas ou tenham imunodepressão moderada ou grave e cuidadores informais de pessoas consideradas grupo de risco; Coabitantes e prestadores de cuidados de crianças cuja idade não permita a vacinação (menos de 6 meses) e que tenham risco elevado de desenvolver complicações; Profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes; Profissionais do sector da educação de infância e pré-escolar, com contacto directo com as pessoas consideradas como grupo prioritário; Profissionais de serviços críticos (incluindo colaboradores dos Serviços dos Tribunais e Conservatórias, Forças e Serviços de Segurança do Estado).

Vacinação não gratuita

Para as pessoas não incluídas nos grupos-alvo da vacinação gratuita, a vacina contra a gripe está disponível nas farmácias comunitárias, mediante prescrição médica, com comparticipação de 37%. 

Os encargos com a vacinação dos profissionais cuja actividade resulte num risco acrescido de contrair e/ou transmitir gripe são da responsabilidade da entidade empregadora (pública ou privada), salvo algumas excepções. 

Confira os grupos-alvo prioritários para os quais a Direcção Regional da Saúde recomenda a vacinação 

A vacinação gratuita contra a gripe ocorre em todos os Centros de Saúde da Região, com e sem agendamento, pelo que a população-alvo deve informar no Centro de Saúde da sua área de residência.

Em simultâneo, decorre também a vacinação sazonal contra a covid-19, com inoculações adaptadas às estirpes do vírus SARS-CoV-2 em circulação.

Esta terça-feira, 24 de Outubro, o secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, deslocou-se ao Centro de Saúde do Bom Jesus, para acompanhar a campanha de vacinação contra a gripe e contra a covid-19.

Na ocasião, o governante lançou um apelo à população para que se protejam. "A vacinação é a melhor arma", disse. 

Procura por vacina da Covid-19 está abaixo do desejável

17 mil madeirenses já se vacinaram para a gripe, mas só 5.900 para a Covid-19

O Serviço Regional de Saúde adquiriu cerca de 50 mil vacinas contra a gripe e outras 50 mil covid-19, num investimento a rondar os 500 mil euros.