DNOTICIAS.PT
Incêndios Madeira

Câmara do Porto Moniz está a elaborar regulamento de apoio à área agrícola

Autarca recebeu secretária regional da Agricultura e Ambiente para coordenar e rentabilizar recursos existentes

None
Foto DR

O presidente da Câmara do Porto Moniz revelou que está já a ser elaborado um regulamento, no que respeita aos apoios à área agrícola afectada pelos recentes incêndios no concelho, a ser submetido a deliberação na próxima reunião da autarquia, "com o objetivo de definir as formas de apoio às pessoas que reportaram as suas perdas".

A informação foi deixada na reunião que a autarquia realizou, ontem, com a secretária regional da Agricultura e Ambiente, Rafaela Fernandes.

O encontro teve por objectivo "a coordenação de esforços para atender à população das freguesias de Achadas da Cruz e Porto Moniz, afectada pelos incêndios do passado dia 12", pode ler-se na nota enviada pela câmara.

Emanuel Câmara apresentou o ponto da situação e dados constantes do levantamento de danos agrícolas efectuado pela autarquia.

A primeira prioridade da autarquia esteve centrada na distribuição de água potável para consumo humano, bem como para rega de plantações.

“De uma forma geral, este é um problema que estamos  atentar ultrapassar, desimpedindo o acesso a algumas nascentes localizadas na freguesia de Achadas da Cruz e na zona alta da freguesia de Porto Moniz. A situação que requer mais atenção, neste momento, está centrada no abastecimento da Vila de Porto Moniz, uma vez que os trabalhos de limpeza da Levada da Ribeira da Janela que abastece a Lagoa dos Lamaceiros, e por sua vez a Estação de Tratamento de Água, levarão ainda algum tempo”, apontou o autarca, que deu ainda conta de que o abastecimento àquela estação está a ser assegurado por camiões-cisterna, de modo a que não falte água em nenhuma parte das zonas afectadas.

Segundo a referida nota, as entidades reunidas analisaram os números decorrentes dos levantamentos levados a cabo pela autarquia, bem como pela secretaria, com o intuito de haver uma coordenação no que concerne ao apoio aos agricultores, apicultores e criadores de gado sem sobreposição de medidas, garantindo a máxima rentabilização dos recursos existentes e a reposição dos fatores de produção com a maior celeridade possível.